quinta-feira, 12 de maio de 2011

AMANHÃ É O ÚLTIMO DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE.

Amanhã é o último dia da 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua convocando as pessoas que ainda não foram imunizadas a comparecerem à Unidade de Saúde da Família (USF) mais perto de sua residência. De acordo com dados parciais da SMS, boa parte da população ainda não se vacinou. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 80% dos idosos, crianças e gestantes.

Ao todo, o Ministério enviou 77 mil doses da vacina para Aracaju, que está sendo aplicada em todas as 43 USFs. A meta ainda não foi alcançada, mas nos últimos dois dias, muitas pessoas procuraram as unidades para receber sua dose. Já foram vacinados 21.755 idosos com mais de 60 anos, o que representa 46,3% da meta para este público alvo. Já 40,6% das gestantes da capital foram vacinadas, totalizando 3.383 doses. As crianças maiores de seis meses e com menos de dois anos são as campeãs da campanha até agora, com 8.818 doses administradas, atingindo 56,7% da meta para a idade.

De acordo com a responsável técnica do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiologia, Débora Moura, nos últimos dois dias, muitas pessoas procuraram as unidades. Ela agradeceu o empenho das equipes e o apoio da imprensa. "Queremos agradecer aos profissionais da saúde e aos jornalistas que têm nos ajudado bastante na divulgação da campanha. As pessoas atenderam ao chamado e estamos hoje mais perto de cumprir a meta", afirma.

Indicações

Além dos idosos, crianças e gestantes, também podem se vacinar os índios e trabalhadores da área de saúde (que atuam nas urgências, emergências, ambulatórios, agentes comunitários de saúde e de endemias). O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura para todos. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é impossível pegar gripe pela vacina, já que o vírus usado nas doses é inativado. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Meta

A meta da SMS é vacinar 80% do público-alvo até amanhã, dia 13. Para vacinar-se, basta procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e apresentar o cartão de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário