quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SINTESE LANÇA CAMPANHA SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS.

Se o Governo é de Todos, Por que a Escola Não É? Gestão Democrática nas Escolas Já. Este é o mote da campanha publicitária em defesa da gestão democrática nas escolas lançada nesta semana pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE).

O objetivo da campanha é mobilizar toda a sociedade para um debate público sobre a necessidade da gestão democrática nas escola enquanto espaço público e de cidadania, pautada na democracia, na autonomia e na participação social.

A gestão democrática escolar surge como uma nova forma de participação social na educação a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que garante que à educação brasileira a conquista do direito da importância da participação consciente dos diretores, pais, alunos, professores e funcionários com relação às decisões a serem tomadas na política de educação.

Em Sergipe, o SINTESE é pioneiro na luta pela gestão democrática nas unidades de ensino da rede estadual. Em 2008, o processo de mobilização continuou, quando o governador garantiu aos professores que a gestão democrática seria implantada nas escolas até dezembro do ano passado, o que não aconteceu.

Para Roberto Silva Santos, diretor de comunicação do SINTESE, a qualidade social na gestão democrática não passa apenas pela eleição direta de diretor da escola, mas também pela autonomia, liberdade, emancipação e a participação na construção do projeto político-pedagógico.

“Vivemos uma realidade nas escolas dos diretores tomarem decisões de forma unilateral. Com a campanha, estamos defendendo a democratização da educação a partir da participação de toda a sociedade nas decisões da política educacional e da escola como dos componentes deste espaço público”, explica.

Desde segunda-feira, 28 de setembro, as peças de comunicação como outdoors já estão nas ruas de Aracaju e no interior do Estado. Também foram produzidas vinhetas que estão sendo veiculadas em rádios com abrangência em todo o Estado de Sergipe, além camisetas personalizadas sobre o tema e outros artigos.

A gestão democrática se dá através do Congresso Estadual de Educação, Conselho Escolar, Assembléia Escolar, Plenárias Escolares e Eleição Direta para os diretores das escolas.

Fonte: Sintese

Nenhum comentário:

Postar um comentário