quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

GOVERNO DO ESTADO ATUA PARA REGULARIZAR SITUAÇÃO DO AEROPORTO DE ARACAJU.

Foto: Marco Vieira

O Governo de Estado tem atuado de maneira direta para tentar reverter a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que através do memorando 1.685/2009 determinou a suspensão da venda de passagens com destino a Aracaju e saindo da capital sergipana com prazo de utilização superior a 15 dias. Desde que tomou conhecimento do fato, a administração estadual tem buscado junto à entidade reguladora e à Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero) uma resolução rápida para a questão.

Segundo a Anac, a decisão foi tomada em virtude de problemas apresentados na pista 11 do Aeroporto Santa Maria, a mais utilizada pelas aeronaves em pousos e decolagens. Devido ao baixo coeficiente de atrito dos pneus dos aviões com o asfalto, seria necessária a realização de serviços para a retirada de borracha em aproximadamente 200 metros da pista. Sem os trabalhos, estaria proibida a decolagem de aeronaves nos dias em que o solo estivesse molhado. Posteriormente, a entidade determinou a proibição nas vendas de passagens aéreas.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, o Governo acompanhou diariamente e pessoalmente a atuação da Infraero na resolução do problema de natureza técnica. Além disso, foram estabelecidos contatos permanentes junto à Anac para que o órgão reconsiderasse as medidas restritivas adotadas ate então.

“A Agência alegou que só poderia suspender a decisão quando a Infraero concluísse os serviços na pista. Dessa forma, viabilizamos junto a esta a rápida condução das atividades e obtivemos da Anac a garantia de prioridade na análise dos resultados emitidos a respeito da nova situação do Aeroporto”, disse Jorge Santana.

Garantias

Além dessa medida, o governador licenciado Marcelo Déda entrou em contato com o gabinete do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tentar solucionar o problema. Déda obteve do Ministério a garantia que as obras de adequação da pista seriam finalizadas até esta quarta-feira, 30, e que as restrições seriam suspensas assim que as condições para pousos e decolagem fossem reestabelecidas. Assim, os sergipanos e visitantes que desejarem obter passagens não encontrarão problemas para fazê-lo a partir do mês de janeiro.

Em visita ao Aeroporto Santa Maria na manhã desta terça-feira, 29, o secretário Jorge Santana presenciou a conclusão dos serviços. “A Infraero nos informou que aguarda apenas a chegada do equipamento que irá verificar o coeficiente de atrito da pista para emitir o laudo. O instrumento vem de Natal (RN) e ainda hoje será feita a medição. Caso tudo esteja correto, a Anac tomará ciência do resultado e providenciará a suspensão das restrições”, frisou.

Reforma

Para garantir a segurança e o conforto das pessoas que utilizam o transporte aéreo, além de viabilizar o desenvolvimento econômico do Estado e a consolidação das políticas de turismo, o Governo de Sergipe e a Infraero assinaram um convênio para a ampliação do Aeroporto Santa Maria. A estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 270 milhões na construção de um novo terminal de passageiros e na ampliação da pista de decolagem, que passará dos atuais 2,2 km para até 2,97 km de comprimento.

De acordo com o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Joelson Hora, a ampliação da pista está em fase final da licitação dos projetos. Em relação ao terminal, o Governo já deu início ao processo de licitação para elaboração do projeto da construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário