domingo, 13 de dezembro de 2009

INAUGURADA A MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO.

A Energisa acendeu, neste sábado (12), a arvore de Natal, já tradicional em Aracaju. Está localizada em um terreno arenoso às margens do rio Sergipe e é vista por quem transita por boa parte da avenida Beira Mar e no bairro Coroa do Meio.

Aproximadamente cinco mil pessoas foram assistir o ato de inauguração e se reencontraram com a arvore de Natal, que deixou de ser erguida o ano passado em razão do desabamento da estrutura anterior, quando três operários morreram atingidos pelos escombros.

Todos os prédios de luxo da avenida Beira Mar estavam iluminados, com muita gente nas varandas. A inauguração da arvore aconteceu coberta por um show pirotécnico que encantou a multidão. Foram aproximadamente 15 minutos de fogos de artifício que ajudaram a iluminar a noite e praticamente abre o período natalino de Aracaju.

Antes da inauguração o coral Canarinhos de Aracaju se apresentou com músicas da época e o prefeito Edvaldo Nogueira subiu ao palanque para algumas palavras. Depois da contagem regressiva (de 10 a 0), aconteceu a iluminação da Arvore e o show pirotécnico. O povo aplaudiu.

Segundo informação da Energisa, a Arvore de Natal inaugurada em Aracaju é a maior do mundo em luzes. Tem uma estrutura tão grande quanto as anteriores e é enfeitada com 25.200 lâmpadas incandescentes de 25W e 3.144 estroboscópicas (piscam aleatoriamente).

A nova Arvore possui uma torre de 127 metros (o equivalente a um prédio de 40 andares), terá uma carga instalada de 675 KVA, o que seria suficiente para atender a 2.210 domicílios com consumo médio de 110 kWh durante 30 dias. É um consumo comparado ao de uma cidade do porte de Muribeca, por exemplo.

Foram utilizados, ainda, 4.500 metros de cabo multiplexado (revestido) e 60 mil metros de fio 2,5 mm2, passando por 17 postes. A Energisa considera que “é, de fato, uma megaestrutura”.

Cercando-se de segurança por todos os lados, a Energisa contratou uma empresa para projeto, construção da estrutura, montagem e desmontagem, uma para fiscalização técnica e outra para fiscalização de Segurança do Trabalho.

Matéria do Portal Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário