quinta-feira, 27 de setembro de 2012

GOVERNO ESTIMULA PRODUÇÃO "LIMPA" ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES.

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), continua mais uma etapa de capacitação dos agricultores que integram o Projeto Cultivando o Sertão do São Francisco.

Nesta quarta-feira, 26, cerca de 18 agricultores receberam aulas teóricas e práticas sobre o controle alternativo de pragas e doenças, em Nossa Senhora da Glória. Os conhecimentos foram repassados aos produtores pela engenheira agrônoma do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Paula Yaguiu.

“Esse é o terceiro curso que os agricultores recebem. Hoje ensinamos sobre a importância de não usar agrotóxicos, o manejo das culturas dentro da horta, além dos preparados como caldas, soluções, com folhas e produtos naturais, tudo sem veneno. O próximo curso será sobre o planejamento da produção ”, explica a engenheira.

A agricultora Cleide Celma Reis considera as aulas fundamentais para o aperfeiçoamento do seu trabalho. “Só aprender a plantar e colher não é suficiente. Para o projeto dar certo, a gente tem que participar das aulas. Com esse curso, minha horta fica sempre bem tratada”.

Para Valfrânio Santos, morador do município de Feira Nova, o aprendizado garante a manutenção da sua horta. “Tudo o que aprendi até hoje foi muito importante para manter a minha plantação saudável. Faço questão de participar dessas aulas”.

Pais

O projeto 'Cultivando o Sertão do São Francisco', funciona com a tecnologia de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). A qualidade de vida das famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional é elevada, difundindo a agroecologia, proporcionando geração de renda, acesso a hábitos alimentares saudáveis, além do desenvolvimento sustentável das regiões onde funciona.

Além disso, o projeto reforça a política estadual de segurança alimentar e nutricional e combate métodos nocivos e plantio, que envolvem a utilização de agrotóxicos. Em sergipe, são atendidos 45 beneficiários de nove cidades já assistidas pelo projeto com unidades de plantio agroecológico.

O programa faz parte do plano Sergipe Mais Justo, lançado pelo Governo de Sergipe e alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O plano fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando igualdade para todos os lares de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário