quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PELOTÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE 35 PÁSSAROS SILVESTRES NO ROSA ELZE.


O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu 35 pássaros silvestres em uma residência e uma associação localizadas no bairro Roza Elze, em São Cristóvão, na manhã desta quinta-feira, 27. A apreensão resultou de uma ordem de serviço emitida pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), após denúncia feita por vizinhos à Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, que estavam incomodados com a grande quantidade de aves na residência.

A guarnição do Pelotão Ambiental chegou à residência localizada na rua B, no bairro Rosa Elze, e constou que havia oito pássaros, inclusive um curió, uma das aves mais valorizadas pelos criadores e raramente presente nas apreensões do PPAmb. Na residência, o proprietário informou que possuía as aves há muito tempo e lhes dedicava tratamento especial.

Na ocasião, os policiais informaram que criar aves em casa sem autorização do Ibama é crime ambiental e orientou que pessoas interessadas em criar as aves devem comparecer ao Ibama, informar a quantidade de aves que deseja criar, bem como a espécie e pagar de uma taxa para que as aves sejam cadastradas e liberadas para o criador.

“Sem esse trâmite, qualquer ave flagrada em residência deverá ser apreendida e o criador responderá penalmente por cativeiro de animais silvestres, crime previsto no artigo 29, inciso 3º, da Lei 9.605 de 1998 (lei de crimes ambientais)”, salientou sargento Daniel, comandante da guarnição que apreendeu os animais.

No local, foram apreendidas oito aves. Um fato que chamou a atenção da guarnição do PPAmb é que o infrator, um senhor de 56 anos, diante da possibilidade de perder as aves, indicou um outro local onde, segundo ele, funcionava uma Associação de Criadores de Pássaros, que abrigava outra quantidade de aves. Ao chegar ao local, a guarnição encontrou várias pessoas em um pequeno galpão. Tratava-se de uma associação irregular, já que os documentos de autorização do Ibama apresentados estavam vencidos.

No local, os militares apreenderam mais 27 pássaros, dentre eles espécies como cardeais, azulões, sanhaços e papa-capins, perfazendo um total de 35 aves apreendidas. Os animais foram catalogados e enviados ao CETAS, no povoado Areia Branca, no Mosqueiro, zona de expansão de Aracaju. A ocorrência foi atendida pela equipe composta pelo sargento Daniel, cabos Soares e Santiago e a soldado Pétula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário