quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SSP TIRA DE CIRCULAÇÃO CRIMINOSOS RESPONSÁVEIS POR ASSALTOS E CRIMES DE EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através das polícias Militar e Civil, tirou de circulação cinco ex-presidiários que vinham cometendo vários assaltos e crimes de extorsão mediante sequestro em Aracaju e em municípios do interior de Sergipe. O delegado do 1º Núcleo de Investigação do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Cristiano Barreto, detalhou na manhã desta quarta-feira, 19, a investigação que culminou com a prisão dos criminosos.

Foram presos: Jocélio de Jesus Carvalho, 35 anos, vulgo “Júnior”, Edivânio Melo, 38 anos, conhecido como “Galego”, Gidelvan Lima Feitosa, 31 anos, conhecido como “Galego” ou “Azedo”, Ivan dos Santos, 30 anos, o “Ivan Negão” e Mauro Sérgio de Souza Feitosa, conhecido como “Maurinho”, que segundo a polícia já foi condenado a mais de 52 anos de prisão por conta de envolvimento em assaltos, tráfico de drogas e homicídios. “Desde a Semana Santa, após saída temporária, o Mauro não retornou para o sistema prisional, se envolvendo com a quadrilha nas ações criminosas”, pontuou Barreto.

As prisões foram registradas nos bairros Santa Maria e Jardim Centenário, em Aracaju, e nos municípios de Neópolis, Pedra Branca e Nossa Senhora do Socorro. O bando escolhia vítimas potenciais e de preferência as que transitavam em veículos de luxo. “Eles levavam os ocupantes como reféns e faziam saques em caixas eletrônicos. Em algumas oportunidades, eles chegavam a praticar um crime pouco contabilizado em Aracaju, a extorsão mediante sequestro, pedindo resgates aos familiares das vítimas”, explicou Cristiano.

Com o grupo a polícia encontrou um revólver calibre 38 e um veículo Astra, cor branca, que foi utilizado em alguns assaltos. “Com os registros dos crimes as investigações foram conduzidas pelo Cope com o apoio da equipe operacional do COE da PM. Recebemos inúmeras denúncias através do 181 e a partir dessas informações identificamos os locais onde a quadrilha agia, bem como a maneira de agir. A partir daí identificamos os criminosos e executamos com sucesso as prisões”, detalhou o delegado.

Precauções

Durante a coletiva à imprensa, o assessor de comunicação da PM, tenente-coronel Marcony Cabral, enumerou algumas precauções a serem tomadas pela população, evitando crimes de “sequestro relâmpago”. Para o oficial superior, os criminosos procuram vítimas descuidadas. “É importante não manter hábitos diários. Chegar ao veículo com a chave nas mãos, observar a presença de suspeitos na redondeza e evitar conversas nas portas das residências são algumas práticas necessárias para se evitar crimes desse tipo”, detalhou o militar.

O tenente-coronel Marcony ainda destacou a importância da manutenção da calma em situações desse tipo. “Estando nas mãos dos criminosos, é prudente não reagir e não encarar os criminosos. Em situações desse tipo, geralmente eles estão muito nervosos e sob efeito de substâncias entorpecentes”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário