terça-feira, 11 de setembro de 2012

DESO AMPLIA CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM UMBAÚBA.

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está garantindo um melhor abastecimento de água nos municípios de Umbaúba e Itabaianinha. As localidades, que sofriam com problemas históricos de baixa qualidade e capacidade hídrica, agora contam com uma maior vazão de água tratada. A empresa investiu mais de R$ 120 mil, com recursos próprios, na revitalização do sistema de filtragem da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Umbaúba, além de ativar dois novos filtros.

O investimento possibilitou a otimização do abastecimento para cerca de 60 mil habitantes daquela região. A manicure Maria Creuza é uma das usuárias beneficiadas com o trabalho da Deso. “Hoje o que sai da torneira de casa é 'água de coco', se eu for comparar a água que bebíamos. Estou muito satisfeita com a água que estou recebendo e faço bom uso dela para beber, cozinhar, tomar banho, lavar as roupas sem incômodo”, declarou a moradora de Umbaúba, ao falar da melhoria da qualidade do abastecimento hídrico.

A demanda pela melhoria no serviço de distribuição hídrica era um apelo antigo da população, assim como a necessidade de diminuir as perdas de água produzida pelo Sistema Integrado de Umbaúba. Com a ativação de dois novos filtros, executada na ETA desde o dia 28 de agosto, e a recuperação dos já existentes, a unidade passou a contar com um total de seis equipamentos de filtragem, o que garantiu a ampliação da capacidade de tratamento da água.

A ETA Umbaúba havia sido projetada para tratar uma vazão de 80 m³ de água por hora. Agora essa disposição corresponde a mais que o triplo, chegando a atender uma vazão de 287 m³ de água por hora. O trabalho ainda beneficiou diretamente o abastecimento de água de Itabaianinha, município também atendido pela rede.

Segundo o gestor da Unidade de Negócios Sul, Almiro Soares, a oferta será acrescida em Itabaianinha porque atualmente a cidade recebe a água oriunda de Umbaúba já potável. Antes a água era mandada na forma bruta para só começar a ser tratada na cidade, o que implicava em perdas do volume hídrico durante o processo de descargas e lavagem da rede de distribuição. O índice de perdas, que foi recuperado com a reforma, chegava a 768 m³ de água por dia no verão.

“A Deso executou um serviço fundamental para o abastecimento de água de Umbaúba e de Itabaianinha garantindo à população o acesso à água tratada com mais eficiência e qualidade”, destacou o diretor-presidente da Deso, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, ao falar do ganho que os moradores tiveram. No dia 6 deste mês, ele visitou as duas cidades para ver o resultado do trabalho desempenhado pela empresa nas localidades atendidas. A visita contou com a participação do diretor Técnico da Deso, Carlos Fernando de Melo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário