quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU APRESENTA PROJETO PARA CONTER AVANÇO DO MAR.


Na manhã desta quinta-feira, 20, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reuniu técnicos e a imprensa para apresentar à sociedade o projeto de defesa litorânea da Praia 13 de Julho. O local vem sofrendo com aumento da força das ondas que atingem o muro de contenção localizando entre o  Mirante da Treze de Julho e o Iate Clube, aumentando a possibilidade de desabamento deste muro.
A situação já vem causando transtornos aos pedestres e motoristas e, caso houvesse um desabamento, o mar avançaria em direção às ruas do bairro 13 de Julho, gerando danos significativos para as moradias e o comércio local. A solução encontrada pela empresa Geotec, responsável pela elaboração do projeto, consiste na construção de um muro longitudinal aderente de contenção, reforçado por um campo dotado de seis espigões e um aterro.
A obra custará aproximadamente R$5 milhões e o prazo de execução é de seis meses. Durante a apresentação, realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, Edvaldo explicou que não tem tempo para deixar a obra pronta, mas que viaja nesta sexta-feira para Brasília em busca de recursos para que ela possa, pelo menos, ser iniciada. Ele também irá apresentar o projeto ao governador do Sergipe, Marcelo Déda, em busca de uma parceria entre Estado e município.
"Esse é um tema que precisa ser tratado com seriedade, contratamos uma empresa sergipana que fez todos os estudos e encontrou a solução para aquele problema que hoje nos incomoda e que pode, a médio prazo, trazer sérias consequências para a nossa cidade. Caso eu não consiga os recursos, fica o projeto para que o futuro prefeito de Aracaju possa dar continuidade ao trabalho e realizar esse projeto de extrema importância para a cidade de Aracaju", observou.
Relatando a complexidade do trabalho em estuários, onde há o encontro do rio com o mar, Armando Brito, da empresa Geotec, explicou que foram estudados os aspectos das marés, estudos sedimentológicos, foram feitas várias sondagens na lâmina d'água, a topografia na presença de água para conhecer as profundidades, para depois fazer a concepção do projeto, que é afastar o impacto das ondas sobre a murada.
"Essa murada constitui a última defesa do bairro 13 de Julho. O muro longitudinal aderente tem a função de absorver o impacto das ondas, para não afetar o aterro, mas ele por si só estaria vulnerável ao impacto das ondas, por isso criamos os espigões transversais ao muro, que têm a função, tanto de reforçar a estrutura do muro, como também dissipar o efeito das ondas", explicou Armando.
Novo calçadão
Além de proporcionar segurança a todos os moradores do local, a Prefeitura de Aracaju também irá realizar um completo Projeto de Urbanização de toda a área, recuperando o potencial turístico e de lazer da antiga Praia Formosa, um ponto de encontro de muitos sergipanos na década de 50.
O novo ponto turístico terá ciclovia, calçadão, pier, lago com túnel d'água e deque, equipamentos de ginástica específicos para idosos, pergolados, ponto de ônibus, redários, quiosques, paisagismo, iluminação, acessibilidade, estacionamento e sinalização. Além das amplas áreas de vivência (com mesas e bancos), de contemplação, de recreação infantil com castelo encantado e esportiva com calçadão.
De autoria da Arquiteta e Urbanista Angélica Rocha, a obra tem valor estimado em R$2 milhões. "Além de solucionar o problema, vamos oferecer ainda mais beleza à nossa cidade. Aracaju vai ganhar mais uma área de lazer e que será uma extensão dos calçadões já existentes e irá da curva do Iate Clube até a Atalaia, ou seja, mais um importante elemento pra melhorar o turismo e a qualidade de vida na nossa cidade", concluiu Edvaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário