A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça campanha nas escolas da rede pública de Aracaju, que visa estimular o uso do preservativo. O objetivo é desenvolver novas estratégias de prevenção para atingir o público adolescente e jovem das unidades de ensino inseridas no Programa Saúde na Escola - PSE.
As estrelas da campanha são jingles elaborados em diferentes estilos musicais que vão do arrocha ao estilo romântico, com um refrão simples e de curta duração, fácil de ser decorado. Há ainda capas de caderno com a mensagem direta: Fique ligado!
O material será utilizado em ações do programa como ferramentas de apoio as atividades desenvolvidas nas escolas, sejam oficinas, rodas de conversa.
“A proposta é que os alunos utilizem esses recursos que estão sendo oferecidos e se tornem multiplicadores das informações. Assim, vão renovar seus conhecimentos e contribuir na redução da vulnerabilidade e riscos à saúde. Com essas peças gráficas e jingles disponíveis para os estudantes, estamos reforçando uma ação preventiva em relação a fatores de risco como gravidez precoce e DST/Aids”, diz a secretária de Educação, Josevanda Franco.
As novas ferramentas de informação foram apresentadas no X Congresso de DST\Aids e II Congresso de Hepatites Virais, realizado em São Paulo. O evento deu destaque às respostas regionais às DST/aids. As atividades tiveram como foco temático o sistema de saúde no Brasil, trazendo à tona, em particular, uma reflexão crítica da atualidade e as implicações para a prevenção e o cuidado em saúde.
A coordenadora pedagógica do PSE/Semed, Cláudia Mendonça, foi responsável por apresentar relatos de experiências do Programa Saúde na Escola no município de Aracaju e a necessidade de interação entre saúde e educação e formas mais lúdicas de se transmitir informações.
Participaram também do Congresso, Vanda Salmeron, Giovânia Azevedo e Patrícia Pereira, representantes da Seed, além de Agda Vasconcelos, Aline Barros, Sandra Helena, Byron Ramos e Ilziney Correia, da secretaria municipal de Saúde.
Segundo a secretária de Educação, Josevanda Franco, a integração das secretarias de Saúde e Educação fortalece as ações de promoção à saúde. "Essa parceria está contribuindo consideravelmente com a qualidade de vida e a saúde dos milhares de alunos que compõem a rede municipal de ensino. É uma estratégia que deu certo e que tem muito a crescer. Afinal, os primeiros aprendizados de uma criança acontecem na escola e, por isso, a importância de se trabalhar a saúde no ambiente escolar, para que ela possa despertar para hábitos saudáveis, possa prevenir-se de doenças e conhecer seus direitos constitucionais", ressalta a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário