quinta-feira, 13 de setembro de 2012

TRE/SE INICIA GERAÇÃO DAS MÍDIAS EM URNAS ELETRÔNICAS.

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) iniciou na manhã desta quinta-feira (13) a geração das mídias, que serão utilizadas nas urnas eletrônicas das Eleições Municipais de 7 de outubro. O processo ocorre até amanhã (14), das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala de treinamento da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

Após o julgamento do último recurso de registro de candidatura pelo TRE/SE, e a partir dos dados referentes aos candidatos e eleitores, foram elaboradas as tabelas dos partidos e coligações e dos candidatos, com os nomes e siglas das legendas registradas ou com registro de candidatura sub judice, bem como os arquivos magnéticos das fotografias dos candidatos, para gerar as mídias que serão utilizadas nas urnas.

“Hoje é o primeira dia da preparação das urnas que vão funcionar no dia da eleição. Pegamos os dados dos candidatos e dos eleitores, bem como os programas do Tribunal Superior Eleitoral e inserimos nas mídias magnéticas, que estão sendo lacradas e assinadas pelo juiz e promotor, que acompanham os procedimentos”, informa o secretário da STI, José Peixoto.

Em cumprimento a Resolução TSE n.º 23.372, a geração das mídias é realizada através de audiência pública. Neste eleição, o procedimento está sob a direção do juiz eleitoral Cristiano José Macêdo Costa e fiscalizado pelo promotor eleitoral Sandro Luiz da Costa.

“Particularmente, o Ministério Público, com a função constitucional de garantir a defesa do regime democrático, tem que participar desta audiência para garantir a lisura do processo. Como ex-servidor do TRE de Sergipe e primeiro programador que atuou em urnas eletrônicas no estado, conheço o procedimento e a capacidade técnica que está sendo usada aqui. O sistema tem mecanismos de garantia. Desta forma, o risco de fraude é praticamente zero. E, para garantir mais ainda, a audiência é aberta para partidos, Ministério Público, OAB e toda sociedade”, afirma o promotor Sandro Luiz da Costa.

De 17 a 26 deste mês, 5.574 urnas eletrônicas serão preparadas para o pleito. Sendo que destas 4.659 para votação nas seções eleitorais, 89 exclusivamente para recepção das justificativas e mais 826 para contingência - substituição em caso de quebra. A preparação ocorrerá no depósito de urnas, na sede do Tribunal.

Fonte: TRE/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário