segunda-feira, 21 de junho de 2010

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA SUSPENDE SESSÃO EM HOMENAGEME AO EX-DEPUTADO VIANA DE ASSIS.

Atendendo a um requerimento verbal feito pelo deputado estadual Antônio Passos (DEM) e aprovado por unanimidade, a sessão parlamentar desta segunda-feira, 21, foi suspensa em virtude da morte do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Aracaju, Viana de Assis, para que os deputados pudessem acompanhar o velório e sepultamento. Ele faleceu hoje, aos 73 anos. Também foi decretado luto de três dias no âmbito do Poder Legislativo. O velório do ex-deputado aconteceu no hall da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje, de onde o corpo seguiu para o cemitério Santa Isabel.

O deputado estadual Antônio Passos destacou a figura importante para a sociedade sergipana que foi Viana de Assis. Ele lembrou que nos anos de 1959 a 1964 ele exerceu mandato como deputado estadual e como líder da bancada de governo. “Queremos também dizer que Viana de Assis teve uma vida voltada para o mundo político como prefeito e vice-prefeito, além de ter sido candidato ao Senado da República, perdendo a eleição em 1986 por uma pequena margem de votos, cerca de 5 mil votos”, disse.

Antônio Passos ressaltou ainda a trajetória de Viana de Assis como advogado, segundo ele um dos ilustres que existiu em Sergipe. “É uma glória para a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sergipe, a sua atuação no mundo jurídico”, disse, ao prestar uma homenagem a Iara Viana Assis, companheira inseparável do ex-deputado.

O deputado Garibalde Mendonça (PMDB), autor do requerimento de votos de pesar à família do falecido, também se somou às palavras de Antônio Passos. “Peemedebista histórico, Viana de Assis foi um advogado e político que teve uma grande parcela de contribuição dada ao Estado de Sergipe. Ele tinha aquela frase histórica de 'quatro anos em quatro meses' quando ele participou de sua administração como prefeito de Aracaju”, revelou. A deputada Celinha Franco (DEM) também subscreveu o requerimento de votos de pesar para D. Iara e filhos. “Sergipe perde hoje um dos seus grandes advogados”, ressaltou.

Antes de encerrar a sessão, o presidente da Assembleia, deputado estadual Ulices Andrade (PDT), em seu nome e dos membros da Mesa Diretora, subscreveu o requerimento e externou seus sentimentos e solidariedade à viúva do ex-deputado. Ele fez questão de destacar que Viana de Assis marcou história na Casa Legislativa estadual como um parlamentar atuante na sua época. “Foi um homem de muita coragem, por isso que teve seu mandato cassado. Atuou na advocacia com um grande escritório e foi prefeito de Aracaju. Na verdade era um conselheiro, em algumas horas, de nós, mais jovens. De maneira que não está de luto apenas a família dele, mas o mundo político, especialmente o Poder Legislativo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário