quarta-feira, 30 de junho de 2010

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE IMPLANTA CENTRO DE RESPOSTAS RÁPIDAS PARA NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS.

Três técnicos do Ministério da Saúde (MS) estão em Sergipe para assessorar a implantação do Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde Pública (Cievs) da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na manhã desta quarta-feira, 30, os profissionais do MS realizaram uma capacitação para os técnicos da SES, no Edifício Estado de Sergipe, na capital.

De acordo com o infectologista Marco Aurélio Góes, gestor da Vigilância Epidemiológica da SES, este centro faz parte da rede para captação de agravos de saúde pública. “Ele está ligado ao Cievs do ministério, que, por sua vez, está interligado à Organização Mundial de Saúde (OMS) e serve para receber as notificações de surtos ou epidemias que ocorram na região por 24 horas”, disse.

O médico explicou que os profissionais de saúde, gestores dos municípios e a população podem notificar as doenças ou eventos que surjam, a exemplo de um novo vírus da gripe ou uma suspeita de poliomielite – doença já erradicada no país, mas que pode reaparecer. “As pessoas devem notificar imediatamente à SES, para que a equipe acione as áreas técnicas e estas promovam ações e proporcionem respostas rápidas”, esclareceu Marco Aurélio.

Segundo Giselda Melo, diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, a notificação pode ocorrer de forma presencial no 17º andar do Edifício Estado de Sergipe (Maria Feliciana) de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. “Nos demais dias e horários, será via telefone pelo número gratuito 0800 282 2822, que também está servindo para orientações do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e que já está em funcionamento há cerca de um mês”, acrescentou.

“O Cievs da SES está sendo implantado para que as pessoas notifiquem as doenças. A secretaria recebe e verifica se as manifestações são verdadeiras. No Nordeste, 80% dos Cievs estaduais e das capitais já foram implantados”, informou Thacyta Gomes, técnica da rede Cievs do MS, que veio a Sergipe acompanhada de Eduardo Nunes e Cid Santos, respectivamente, gerente e técnico de Tecnologia da Informação (TI) do Cievs nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário