sexta-feira, 25 de junho de 2010

SAÚDE MARCA PRESENÇA COM AÇÕES PREVENTIVAS NO ARRAIÁ DO POVO.

O Arraiá do Povo montado na Orla de Atalaia pelo Governo do Estado não é somente um espaço de diversão. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aproveita o período junino para reforçar a necessidade de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. “É preciso massificar as questões relativas ao tema e uma festa que atrai grande quantidade de pessoas é sempre uma boa oportunidade”.

A justificativa é do médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids. No espaço do evento, onde foi montado um estande, a Secretaria de Estado da Saúde não só informa os sergipanos e turistas sobre o tema, através de material publicitário, como também disponibiliza o instrumento necessário para garantir a prevenção: a camisinha.

Para os festejos juninos de todo o estado, estamos disponibilizando cerca de 100 mil preservativos, além de porta-camisinhas e folders. “Nos municípios que estão promovendo festas é oferecida uma estrutura nos locais para esse tipo de ação. Já atendemos cerca de 30 cidades e também disponibilizamos preservativos para as organizações não governamentais”, acrescentou Almir Santana.

Segundo o médico, as festas juninas são muito populares e contribui para que a população se torne mais vulnerável no envolvimento com bebidas e drogas. “E isso pode influenciar no comportamento da pessoa na hora do ato sexual”, disse o gerente, destacando a importância da associação das atividades preventivas ao plano estadual de combate ao crack, recentemente lançado.

Para o designer Alan Trindade, 30 anos, a existência de um local destinado às DSTs em um ambiente de festa tem uma utilidade significativa. “Precisamos a todo momento de medidas como essas nos grandes eventos. A população deve estar unida e envolvida na luta contra a Aids e demais doenças”, comentou.

A cerimonialista Graciele Rodrigues, 39 anos, também ressaltou a importância da presença do estande no local. “A Casa da Prevenção tem uma boa visibilidade no Arrariá do Povo, ou seja, o estande chama a atenção e quem passa em frente sente logo a vontade de conhecer. Foi o que fizemos”, disse Graciele, que estava acompanhada da filha e de uma amiga.

Vigilância Sanitária

A ‘Casa da Prevenção' montada na Orla de Atalaia também agrega ações de vigilância sanitária. Os técnicos da SES trabalham com educação em saúde, tanto na área de alimentos como em outras campanhas, a exemplo do ‘Medicamento Verdadeiro'. Mas, o foco é a fiscalização dos estabelecimentos que lidam com a comercialização de comidas e bebidas.

Segundo Rosana Barreto, gerente de Alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), todos os anos, as equipes das gerências de Alimentos e de Meio Ambiente participam do Arraiá do Povo. “O objetivo é diminuir o risco sanitário dos alimentos oferecidos para a população em ambiente de rua e em condições mínimas de estrutura”, afirmou.

Todas as noites, técnicos são escalados para realizar a fiscalização necessária no local da festa. “Visitamos todos os estabelecimentos, verificando desde a matéria prima [acondicionamento, estocagem e prazo de validade dos produtos] até a colocação para os comensais, o que passa pelo manuseio e preparação”, informou Rosana Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário