segunda-feira, 21 de junho de 2010

MAU ATENDIMENTO NOS ÔNIBUS PODE PREJUDICAR SAÚDE DE IDOSOS E DEFICIENTES.

Em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta segunda-feira, 21/6, para debater a relação social dos motoristas e cobradores com os idosos e deficientes, o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) voltou a cobrar a aplicação de leis de sua autoria que visam melhorar o atendimento desse público especial.

O vereador citou, especialmente, as Lei 3.334 e Lei 117, que determinam que a SMTT obriguem as empresas de transporte coletivo do município de Aracaju a realizarem, anualmente, treinamento específico para que esses profissionais aprendam a lidar adequadamente com os idosos e deficientes.

Dr. Gonzaga diz que tem recebido reclamações de muitos usuários, insatisfeitos com o tratamento recebido nos ônibus e até mesmo do preconceito de que muitas vezes são vítimas.

"A questão é preocupante tanto do ponto de vista ético e social como em relação à saúde desses idosos", explica o vereador, que também é médico, lembrando que com a diminuição da firmeza de movimentos e fragilidade óssea, os idosos muitas vezes caem ou ficam presos nas portas dos veículos, correndo risco de sofrer acidentes ou até mesmo de morte.

O parlamentar aproveitou, também, para cobrar o prefeito Edvaldo Nogueira a abertura de licitação pública para concessão de alvará de licença para taxistas com veículos adaptados para transporte de pessoas com deficiência física. Dr. Gonzaga enfatizou que os táxis serão uma opção para os cadeirantes se locomoverem para as suas atividades do dia a dia, como ir ao trabalho, à escola e aos locais de lazer, como qualquer outro cidadão comum que utilizam os serviços de táxi da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário