quinta-feira, 17 de junho de 2010

ESTRUTURA DO FORRÓ CAJU PASSA POR VISTORIA.

Foto: Lízia Martins

Na manhã desta quinta-feira, dia 17, equipes dos órgãos envolvidos na realização do Forró Caju vistoriaram a estrutura da festa, que começa nesta sexta. Foram visitados camarotes, bares, palcos e estruturas de apoio montadas na Praça de Eventos Hilton Lopes. O presidente da Fundação de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoison Leite, comandou a vistoria ao lado do coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura, da presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, e do secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Aracaju, Bosco Rolemberg.

Também acompanharam a vistoria o diretor de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sandoval Batista, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ana Angélica Ribeiro Costa, o diretor da Guarda Municipal, Major Edênisson, a coordenadora municipal do SAMU, Waneska Barbosa, o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), Jorge Roberto Silveira, e o tenente Marcos Wenner, da Polícia Militar.

De acordo com o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, a vistoria da estrutura é fundamental. "Nessa visita, nós analisamos as condições dos palcos, os equipamentos de segurança, os camarotes, as instalações elétricas, extintor, entre outros detalhes. Tudo é feito de forma a garantir a segurança dos aracajuanos e turistas", afirmou Waldoilson.

Segundo o presidente do CREA, José Roberto Silveira, todos os detalhes foram verificados com atenção. "Esta é a última vistoria antes da festa. Já realizamos outras e tudo foi testado conforme os aspectos técnicos exigidos. Pelo que já verificamos, tudo correrá bem", garantiu José Roberto.

Estrutura

A estrutura tem três entradas (uma principal e duas laterais) com cerca disciplinadora, três palcos (dois principais de 14 x 14 m² e um alternativo de 12 x 12 m²), camarote oficial (6 x 14 m²) localizado entre os palcos principais, camarote da acessibilidade (6 x 12 m²), camarote dos patrocinadores, posto do Samu com sala para realização de pequenas cirurgias, postos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

O público do Forró Caju terá à disposição 150 banheiros químicos. Todos ficarão próximos às saídas, sendo que 10 estarão adaptados para deficientes. Cada bar montado na Praça de Eventos Hilton Lopes também terá dois banheiros.

Segurança

A segurança da festa será garantida pela Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. "Como em todos os anos, a Guarda Municipal fará a revista da população com detectores de metais em todas as quatro entradas do evento. O efetivo diário será de aproximadamente 150 homens", afirma o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson.

De acordo com o tenente Wenner, da PM, todos os detalhes foram encaminhados de forma a garantir o sucesso do policiamento local. "Entraremos com um efetivo de 250 policiais por noite, distribuídos na área interna da festa. Além disso, as viaturas estarão de prontidão nas regiões periféricas", garante o tenente, enfatizando que a Polícia Militar também vai monitor o sistema de câmeras no Posto de Comando, em tempo real.

Saúde

Para garantir que todos brinquem à vontade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu - 192) disponibilizará ambulâncias, profissionais e uma estrutura completa para dar assistência aos forrozeiros que precisarem de atendimento médico na festa. Segundo a coordenadora municipal do SAMU, Waneska Barbosa, o posto médico avançado montado no Forró Caju terá 14 leitos, 12 para casos mais simples e dois para estabilização.

"Também teremos o suporte de duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra de suporte básico", afirma a coordenadora. A cada noite, a equipe contará com dois médicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros. Por conta do grande público esperado nos dias 19 e 23 de junho na praça de eventos, nessas datas, estrategicamente, três médicos estarão à disposição no posto de atendimento.

A segurança alimentar da população será monitorada pela Vigilância Sanitária Municipal (Visam). De acordo com a coordenadora da Visam, Ana Angélica Ribeiro Costa, o trabalho começa antes do início do Forró Caju. "Antes da festa, o órgão capacita os comerciantes. Mostramos a eles as regras para manuseio dos produtos e nos reunimos com os fabricantes de gelo para tratar das diretrizes da comercialização. Durante o evento, estaremos com fiscais atuando todas as noites junto aos bares, tendas, barracas de bebidas, entre outros. A intenção é fazer com que todos cumpram as normas sanitárias", complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário