sexta-feira, 4 de junho de 2010

BANESE É O PIONEIRO AO OFERECER 100% DOS CAIXAS ADAPTADOS PARA DEFICIENTES.

Banco lidera tendência nacional graças ao investimento de R$ 30 milhões em tecnologia e modernização administrativa

Aprimorar o atendimento oferecendo maior comodidade e autonomia para seus clientes, também através da acessibilidade. Com esse objetivo o Banco do Estado de Sergipe (Banese) renovou todos os caixas eletrônicos (ATMs) por equipamentos adaptados para deficientes físicos, sendo o pioneiro no país a ter 100% de renovação. A iniciativa configura-se como tendência nacional de acordo com pesquisa “O Setor Bancário em Números”, produzida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que aponta um aumento de 118%, de 2008 para 2009, em equipamentos adaptados instalados no país, num total de 76 mil.

A pesquisa também aponta que os caixas eletrônicos adaptados já representam 44% do parque de ATMs do Brasil, composto por 173 mil máquinas. “O Banese tornou-se o pioneiro, nacionalmente, a ter 100% de sua rede de atendimento composta desses equipamentos, num total de 349, graças ao investimento de R$ 30 milhões aplicados na área de tecnologia (que inclui hardware, softwares de terceiros, telecomunicações e infraestrutura) e modernização administrativa”, informou Ana Paula Vasconcelos, gerente da Área de Canais de Relacionamento do Banese.

Segundo ela, esses recursos também permitiram implantar no Banco uma comunicação personalizada a cada tipo de deficiência, piso tátil com caminho único, sintetizador de voz e material comunicativo em braile. Além disso, os novos equipamentos trazem o que existe de mais moderno em caixas eletrônicos, proporcionando melhor navegabilidade e trazendo novos serviços, como: a disponibilização de folhas de cheque, além de saques, consulta a extratos e saldos, pagamento de contas e transferências.

De acordo com o presidente do Banese, tornar-se o primeiro Banco no país a possuir 100% das agências com o autoatendimento adaptado para pessoas com deficiência demonstra o compromisso social da instituição e o respeito às diversidades e necessidades de cada um dos seus clientes. “O Banese enquanto banco público estadual, que prima por ações que envolvem a responsabilidade social, tem no projeto de acessibilidade a lógica de busca de independência por parte da nossa clientela”, observou Saumíneo Nascimento.

A pesquisa também indica uma consolidação dos caixas eletrônicos como principal meio para a realização de transações bancárias, com mais de um terço das 47 bilhões de operações realizadas em 2009. O Internet Banking vem em seguida, com 20% das operações e aumento de 17,7% na comparação com 2008, puxado, sobretudo, pelo crescimento do número de contas de Internet Banking no período, de 8%. Ao todo, o País possui 35 milhões de contas de Internet Banking, por meio das quais é possível realizar operações como transferências, pagamentos, verificação de saldos e extratos, investimentos etc.

Diminuição das filas

Os dados analisados também demonstram uma queda expressiva no atendimento dos caixas das agências, favorecendo a diminuição das filas nos bancos, que durante muito tempo foram o principal canal de realização das operações bancárias, mas perderam espaço nos últimos anos e hoje ocupam o quarto lugar no ranking, com 9% do total de operações (4,4 bilhões de transações). Outro fator que reforça essa tendência foi o aumento de 38%, em 2009, no número de correspondentes bancários no país, a exemplo do Ponto Banese aqui em Sergipe.

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