quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DÉDA DISCUTE OBRAS E PROJETOS DE MOBILIDADE COM O VICE-PREFEITO ELEITO, JOSÉ CARLOS MACHADO.

O governador Marcelo Déda e o vice-governador Jackson Barreto coordenaram uma reunião com os secretários que formam a equipe técnica do Governo para mostrar os principais projetos estruturantes e de mobilidade urbana, em execução ou planejamento, que serão realizados pelo Governo do Estado na capital ao vice-prefeito eleito, José Carlos Machado, que é o responsável pela equipe de transição da nova administração que assumirá os destinos da capital em 2013. A reunião ocorreu durante toda a manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), no bairro Grageru.
A audiência havia sido solicitada por José Carlos Machado ao governador em exercício Jackson Barreto, sendo marcada para esta semana. Ao tomar conhecimento do fato, o governador Marcelo Déda fez questão de participar do encontro.
“Além de conhecer os projetos estruturantes idealizados pelo Governo do Estado, o vice-prefeito eleito também pôde conhecer detalhes de obras já em andamento, como é o caso da duplicação do viaduto do Detran, e da nova entrada da cidade de Aracaju, via BR-235, a rodovia Lauro Porto. A ideia central é, dentro do processo de transição que a administração eleita está realizando junto à Prefeitura de Aracaju, tomar conhecimento daquilo que o governo planejou de intervenções na capital, para proporcionar um ‘diálogo’ do plano estadual com o que a nova administração planeja para a capital”, argumentou o governador Marcelo Déda.
Ainda de acordo com o governador, a meta é evitar projetos conflitantes e intervenções desarticuladas que terminem simbolizando duplicação de investimentos e de trabalho, já que é possível articular a ação do município com a ação da administração da capital.
Busca de Sincronia
“Assim que tomei conhecimento dessa reunião, fiz questão de estar presente ao lado do vice-governador Jackson Barreto e dos secretários da área, para que pudéssemos expor o nosso plano de trabalho elaborado em 2010, chamado de Aracaju do Futuro, que fez um estudo focado na mobilidade urbana e na questão do trânsito, para dar conhecimento ao vice-prefeito eleito daquilo que nós planejávamos intervir em relação a essa questão”, acrescentou o governador Marcelo Déda, ao evidenciar a importância da busca de ação sincronizada em respeito aos interesses da população.
O governador também expôs para o prefeito eleito projetos estratégicos como o novo aeroporto, em parceria com o Governo Federal, através da Infraero, mas que também provocará uma grande repercussão na economia e desenvolvimento da capital. O vice-prefeito eleito também questionou, tirou dúvidas e solicitou informações para subsidiar as análises que serão feitas com a equipe do novo prefeito.
“Nós também estamos abertos a receber o próprio prefeito eleito da capital para, se ele achar conveniente, vir aqui com seus técnicos para obter um maior detalhamento de cada intervenção, e para que nós também possamos conhecer e identificar alguma possível sobreposição de projetos ou necessidade de articulação entre os projetos do Governo e da prefeitura, de modo que as ações do Governo do Estado na capital possam ser positivas para o povo de Aracaju, mas também colaborativas com a administração municipal”, esclareceu Marcelo Déda.
Respeito Institucional
O governador também foi incisivo em assegurar que o Governo do Estado não tem nenhum interesse de intervir na capital. “O Governo do Estado quer trabalhar na capital, como sempre fez, já que esta é sua obrigação. Queremos trabalhar de forma republicana, a partir de um diálogo institucional de alto nível com as autoridades municipais”, disse.
Conforme o governador,  “do mesmo modo como fizemos com Edvaldo Nogueira, que é nosso aliado político, também faremos com o futuro prefeito, porque respeitamos as competências constitucionais da administração municipal, de modo semelhante a como a administração municipal respeita as atribuições do governador, naquilo que é da sua competência intervir na capital dos sergipanos”.
Marcelo Déda também fez questão de parabenizar a iniciativa do vice-prefeito eleito neste momento de transição. “Este é o momento adequado para que possamos nos antecipar na análise dessas intervenções e facilitar o futuro diálogo entre a administração municipal e o Governo do Estado”, concluiu o governador.
Encontro Proveitoso
Já o vice-prefeito eleito, engenheiro José Carlos Machado, avaliou o encontro como extremamente republicano e proveitoso. “Tomei a iniciativa de procurar o então governador em exercício, Jackson Barreto, para esta reunião. De pronto, tanto Jackson Barreto marcou para hoje, quanto o próprio governador Marcelo Déda, quanto soube da reunião, fez questão de participar”, lembrou Machado.
Segundo ele, como coordenador da equipe de transição da nova administração municipal, achou por bem tomar conhecimento das ações de infraestrutura estadual para a capital. “Temos obras em andamento no sistema viário, bem como obras projetadas. Neste encontro, tive a oportunidade de contemplar uma exposição muito didática, feita pelo próprio governador Marcelo Déda, para tomar conhecimento do que se faz hoje e do que se pretende fazer no futuro”, declarou o vice-prefeito eleito.
Ações encaminhadas de forma harmoniosa, segundo Machado, são importantes para uma administração que comandará os destinos da capital nos próximos anos. “O que não pode haver é choque entre o que pretendemos fazer, como futuros administradores de Aracaju, com o que o Estado pretende fazer para resolver os problemas que afligem a população de Aracaju. Esse foi um bom começo e, da mesma forma que está acontecendo com a equipe da prefeitura, pretendemos intensificar o diálogo. Essa é apenas a primeira de outras reuniões que eu espero que aconteçam”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário