quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DEPUTADA GORETTI APRESENTA REQUERIMENTO PARA CRIAÇÃO DE CPI DA SAÚDE.

A deputada estadual Goretti Reis (DEM), apresentou na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa, um requerimento solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI. A solicitação tem a finalidade de apurar irregularidades na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

A parlamentar já vinha sinalizando, em seus discursos, a criação da CPI  para apurar as dívidas da Fundação de Saúde, que segundo a deputada, estão paralisando as demandas de serviços da saúde pública de Sergipe. “Lutamos e muito para a não aprovação das Fundações, mas como na época éramos minoria, fomos vencidos. Infelizmente o resultado esta aí.”, lembrou Goretti.

“Só a criação da CPI para se conhecer o porquê dessa crise de gestão, dos financiamentos e as irregularidades da Fundação. Conhecer também as causas do acúmulo de dívidas, a falta de liquidez com os fornecedores, a deficiência de atendimento à população e a sistemática falta de insumos e medicamentos nas unidades hospitalares do Estado de Sergipe. Ações que desrespeitam a dignidade da pessoa. Pacientes e funcionários vivem em condições inadequadas e insalubres. Cobramos aqui nesta Casa, diariamente, respostas, iniciativas e ações por parte do Governo do Estado, mas infelizmente, nada acontece.”, disse Goretti.

A deputada lembrou sobre o relatório da Ordem dos Advogados do Brasil, fiscalização feita pelo Procurador Geral do Ministério Público de Contas de Sergipe, José Sérgio Monte Alegre, sobre as investigações feitas pela Promotora dos Direitos á Saúde, Euza Missano, falta de cirurgias, falta de escala de ortopedistas e medicamentos, o destino dado ao dinheiro que foi direcionado a Fundação. Temas abordados por vários jornais de circulação estadual e até nacional.

“Estamos vivendo uma crise crônica na saúde pública brasileira. O caso de Sergipe é agudo, grave e, ao contrário do que ocorre em outros Estados, esse fato não pode ser atribuído à deficiência de financiamento. Os recursos vieram. Foram enviados pelo Ministério da Saúde. O valor, diferente de outros estados, nos últimos anos foi recorde. Sergipe é o terceiro que mais recebe verbas da saúde e o último em produção de serviços de saúde. É degradante essa situação. Informações como essa nos deixam triste.”, disse a parlamentar ressaltando que não se pode assistir a esse cenário sem tomar providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário