segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PROMOTOR DE JUSTIÇA SANDRO LUIZ DA COSTA É O MAIS NOVO CIDADÃO SERGIPANO.

Em sessão especial realizada na tarde desta segunda-feira, dia 5, a Assembleia Legislativa concedeu o título de cidadão sergipano ao promotor de Justiça do Ministério Público estadual Sandro Luiz da Costa. O deputado Zé Franco (PDT) foi o autor da indicação que concedeu a homenagem a este mineiro que há vários anos vive e atua profissionalmente em Sergipe.

Vários deputados estaduais, familiares, amigos, colegas promotores e autoridades prestigiaram a solenidade, presidida pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães (PSC), a exemplo do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Melo Santos; a procuradora de Justiça Maria Creuza Brito de Figueiredo, representando a Procuradoria Geral de Justiça; o secretário do município de Nossa Senhora do Socorro, Wellington Mangueira, representando o prefeito da cidade, Fábio Henrique; e o coronel Abner Lobo, representando o comando da Polícia Militar.

O deputado Zé Franco classificou como justa e merecedora a entrega do título de cidadão sergipano ao promotor Sandro Luiz da Costa, por ele ser um mineiro, mas de coração sergipano. “Sandro sempre trabalhou e trabalha na Promotoria de Socorro e tem um trabalho de destaque em defesa do meio ambiente, com uma sensibilidade muito grande. Para mim, ele é um dos homens que mais entendem de meio ambiente em nosso Estado. E nada mais justo que conceder o título de cidadão para que a partir de hoje ele seja efetivamente um cidadão sergipano”, declarou.

Foi o autor da propositura que fez a saudação ao homenageado. O deputado Zé Franco disse que fazia essa saudação, em nome de seus pares, com enorme satisfação, pois o homenageado era um operador do Direito, um homem com uma carreira bem sucedida, que exerce seu mister com dedicação e eficiência, deixando sua marca por onde passa. “O promotor Sandro Luiz é um incansável trabalhador que não foge aos seus desafios, estando sempre preocupado com as questões que envolvem o meio ambiente”, destacou o parlamentar, ao parabenizá-lo por tudo que fez e tem feito não apenas por Nossa Senhora do Socorro, mas por todo Estado de Sergipe.

Agradecimento

Em seguida, o promotor homenageado usou a tribuna da Assembleia Legislativa para agradecer o título de cidadania sergipana recebido do parlamento estadual sergipano. Em seu discurso, Sandro Luiz da Costa disse que se sentia muito honrado com o título que acabara de receber, porque consolida de direito uma situação fática já concretizada em seu coração há muito tempo. Ele lembrou que no início da década de 80, quando sua família ainda morava em Riacho das Pedras, no município mineiro de Contagem, seu pai informou-lhes que precisariam se mudar para Aracaju e que a única pergunta que fizeram foi se havia praia na capital sergipana e a felicidade foi grande com a resposta positiva.


O promotor disse que sua adolescência toda se deu em Aracaju. Aqui concluiu o ensino fundamental, fez o ensino técnico na antiga Escola Técnica Federal de Sergipe. Em seu pronunciamento, o promotor falou um pouco de sua trajetória estudantil e profissional em Sergipe, e como decidiu sair da área técnica e do curso de Economia para seguir a carreira do Direito. Ele concluiu que se hoje atua sempre com grande empolgação na sua profissão é porque se sente realizado, sempre procurando aplicar a lei, mas sem ferir ou desrespeitar ninguém, observando, primeiramente, os interesses da sociedade, no trabalho preventivo em parceria para o bem estar da coletividade, como é função do Ministério Público na defesa do regime democrático de direito.

“Hoje somos realizados e com o reconhecimento desse título, se isso é possível, estamos mais ainda realizados”, disse, acrescentando que é uma honra uma homenagem dessas, vindo de um poder como o Legislativo. Ele também destacou a importância dos exemplos que encontrou de colegas promotores ao longo de sua trajetória. O promotor Sandro Luiz da Costa finalizou seu discurso dedicando o título de cidadania a seus familiares, em especial ao seu pai, a sua falecida mãe, esposa, filho e irmãos.

Ao final, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães parabenizou o promotor homenageado pela sua trajetória de vida citada pelo próprio em discurso proferido e disse que só Sergipe ganhou com sua presença em nosso Estado. “Parabéns e que Deus continue lhe iluminando”, desejou.

Histórico

Sandro Luiz da Costa é natural da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Chegou a Sergipe há pouco mais de 30 anos. Aqui no Estado graduou-se e especializou-se em Direito, pela Universidade Federal de Sergipe. Foi delegado federal e juiz de Direito na Bahia, até o ano de 2003. Nesse ano, passou para o cargo de promotor de Justiça do MP de Sergipe, onde passou pela promotoria de Meio Ambiente, entre outras funções. Desde 2005 está na Promotoria de Justiça do município de Nossa Senhora do Socorro. Foi em Sergipe que ele também constituiu família, ao casar e ter um filho.

Atualmente é mestre e doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente, além de ser professor da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese). No ano passado, após anos de trabalho e pesquisa, Sandro Costa lançou o livro intitulado “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – Aspectos e Ambientais”, da Editora Evocatti. Nele, o promotor trata dos aspectos jurídicos e ambientais da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos no Brasil e como não vem sendo efetivada sua gestão desde o ano 1985 na região Metropolitana de Aracaju.

Na obra também é apontado o importante papel do Ministério Público, da imprensa e de outras instituições na defesa do meio ambiente, sugerindo caminhos mais sustentáveis. O livro possui ainda a característica de alcançar um público diversificado, como alunos, professores, técnicos, peritos administradores e pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário