segunda-feira, 12 de novembro de 2012

GOVERNO DOA TERRENO PARA A CONSTRUÇÃO DO GACC.

As crianças assistidas e os profissionais que atuam no Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (Gacc/SE) ganharam um presente de Natal antecipado. O Governo do Estado doou um terreno de 5 mil m² para a construção da nova sede da instituição. O espaço está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco (Cenaf), no bairro Capucho, e a doação ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa para se concretizar.

Na última sexta-feira, 9, aconteceu na atual sede da instituição, no bairro Cirurgia, a comemoração da nova conquista. A festa contagiou os convidados que estavam vivendo um clima de alegria e surpresa. A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, foi recepcionada pelas crianças com canções em agradecimento.

Emocionada, ela ressaltou a alegria que sentia no momento. “É muito gratificante fazer parte de um projeto como esse, poder observar essas crianças recebendo tratamento, força, alegria. O Governo do Estado é um super parceiro do Gacc, do futuro Hospital do Câncer e do futuro Hospital de Reabilitação Infantil", frisou.

"Com esse tipo de ação entre o Governo e entidades não-governamentais é que conseguimos realmente fortalecer uma sociedade. A doação deste terreno para que construam uma sede no mesmo espaço onde haverá os outros hospitais é uma somação de esforços muito grande em benefício de todos e isso é o que nos faz feliz, nos dá mais força de trabalhar a cada dia”.

Eliane acrescentou que a intenção é fazer com que cada criança assistida no Gacc tenha um futuro com saúde e que consiga se livrar da doença tão dolorosa. “Nós aprendemos aprendemos muito com as crianças, elas nos ensinam a cada dia. Elas acreditam o tempo inteiro no amanhã e vivem o hoje. Lutam a cada segundo para ficar bem. Se cada um fizer um pouquinho, vamos ter um mundo melhor, mais digno com muito mais justiça social”.

Gratidão e esperança

Para Francisca de Assis, mãe de J., de 12 anos, paciente em tratamento de leucemia, a construção de um novo Gacc será a oportunidade que muitos pais estão esperando. “Um local maior será maravilhoso, já que vai poder atender cada vez mais crianças. Somos de Ribeira do Amparo, na Bahia, e fomos muito bem acolhidos aqui em Aracaju. Agradeço muito por todos os remédios que minha filha toma aqui. É tudo de graça, eu não teria como pagar. O Gacc é uma benção de Deus para nós”.

A presidente do Gacc, Ulla Ribeiro, destacou a satisfação em receber o terreno."Só temos que agradecer por esse gesto tão grandioso do Governo de Sergipe, em especial, à secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino. Ela se empenhou desde o primeiro momento para que esse sonho virasse realidade. Além de crianças com cancêr, também recebemos hemofílicas e com anemia falciforme, inclusive de outros estados. Com o novo espaço, vamos atender um maior número de crianças. Realmente foi uma grande conquista".

Aprovação dos deputados

O secretário Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, frisou que o projeto de lei precisa da aprovação dos parlamentares porque o Governo do Estado não pode doar propriedades públicas sem aprovação da Assembleia Legislativa.

"O que fizemos aqui foi trazer o projeto de lei já devidamente assinado pelo governador, após um processo formal de verificação das condições do Gacc para poder assumir essa propriedade pública e nela edificar um centro que terá uma grande utilidade par ajudar crianças com câncer. Naturalmente será necessária a aprovação dos deputados para que esse terreno seja de fato do Gacc”, explicou.

Mãos Amigas

Na ocasião, a equipe azul do projeto Mãos Amigas, da TV Sergipe, também participou das comemorações. O projeto tem por finalidade incentivar a solidariedade, reunindo pessoas representativas da sociedade sergipana em equipes competitivas para auxiliar instituições de reconhecido valor social.

Durante o encontro o empresário e membro do projeto Mãos Amigas, Robson Pereira, destacou que desde o primeiro momento a equipe trabalhou em prol do Gacc. "A conquista do terreno era a nossa meta principal, mas como era algo não palpável no momento, começamos a trabalhar em outras frentes. Através da parceria com empresários sergipanos já conseguimos blocos para construção, material para acabamento, tintas, móveis. Ou seja, já temos um conjunto de materiais que estão apenas aguardando o início da obra”.

Robson salientou ainda a necessidade de voluntários para executar as obras. “Nesse momento seria muito bom conseguirmos a mão de obra necessária para erguer o espaço. Quem quiser ajudar pode ligar para(79) 9139-2330 begin_of_the_skype_highlighting            (79) 9139-2330      end_of_the_skype_highlighting      . Estou à disposição para atender em qualquer horário”, enfatizou.

Gacc

A Organização Não-Governamental atende atualmente a 75 crianças e oferece hospedagem, refeições, passagens, medicamentos, cestas básicas, exames e consultas, transporte para o hospital, atividades recreativas, atendimento psicológico e ajuda de custo no tratamento fora domiciliar.

A entidade também desenvolve projetos junto às famílias e as famílias recebem atendimento em todas as especialidades médicas que forem necessárias. Quem quiser ajudar deve ligar para(79) 3216-3737 begin_of_the_skype_highlighting            (79) 3216-3737      end_of_the_skype_highlighting      . Para conhecer o site do Gacc acesse www.gacc-se.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário