terça-feira, 7 de julho de 2009

DEFENSORES PÚBLICOS SÃO IMPEDIDOS DE ENTRAR NO PRESÍDIO.

Uma semana de terem requisitado o pedido de interdição do presídio de Areia Branca, os defensores públicos foram impedidos de entrar no presídio no dia de ontem(06). Segundo os próprios defensores eles chegaram ao presídio para atender os detentos, como fazem todas as semanas, desde o mês de maio, mas foram barrados na portaria da penitenciária.
Os defensores vinham fazendo um trabalho de levantamento processual, para observar a situação de casa detento.

De acordo com Robson Millet, defensor público de Sergipe, o comunicado foi feito por um agente penitenciário que disse que os defensores não tinham permissão de entrar."Nós vamos procurar uma alternativa judiciária que permitam o acesso ao trabalho dentro do presídio e vamos fazer um relatório para a Corte Interamericana de Direitos Humanos", disse o defensor.

O trabalho de acompanhamento dos presos e seus familiares foi iniciado pelos defensores públicos no mês de maio. Eles apreciaram 600 processos durante dois meses, porém o abandono do presídio chegou ao conhecimento do judiciário há um ano. Na época, a juíza Fátima Barros que respondia pela Vara de Execuções Penais ficou indignada pela situação. Um ano após essa denúncia, os defensores fotografaram muitos setores do presídio. O quadro foi pouco alterado. Apenas as criação de galinhas e patos não foi mais encontrada.

De acordo com informações da Secretaria de Justiça, os defensores não foram impedidos de entrar no presídio, foi pedido apenas a portaria de lotação no Núcleo da Vara de Execuções Criminais.

Fonte: Atalaia Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário