segunda-feira, 6 de julho de 2009

GESTOR DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOS SERVIDORES MILITARES DE SERGIPE, FALA SOBRE A LUTA PARA O AUMENTO DA CATEGORIA E SOBRE O FUTURO DA ASSOCIAÇÃO.


O blog ACONTECE EM SERGIPE conversou com o Sgt. JORGE VIEIRA DA CRUZ, gestor da ABSMSE (antiga Caixa Beneficente), acerca de como foi a luta para o aumento salarial dos militares sergipanos e as perspectivas para o futuro da entidade:

AES: Como o senhor avalia a luta das Associações Unidas e em especial da ABSMSE na negociação do aumento para os militares sergipanos?

SGT. VIEIRA: Eu avalio de forma positiva e acho que nós demos um passo largo, mas vamos continuar caminhando. A união das associações foi muito importante para o sucesso da negociação. A Caixa Beneficente em especial, teve um papel fundamental na quebra de paradigmas, onde ela começou a colocar atos públicos na rua e chamar a atenção da sociedade, como manifestos tais como: “chega de bico, chega de morte”, o bolo em frente a Assembléia Legislativa, dentre outros manifestos, que fizeram com que outras associações despertasse do sono. Tinha também momentos que a polícia e os bombeiros apanhavam muito nos rádios e ninguém defendia, mas nós passamos a defender, criando inclusive um programa de rádio. O que mais me alegra hoje é saber que as famílias dos militares que morreram estão mais confortadas e inclusive quando me lembro de Damião, aquela pessoa importante para a nossa luta, que foi um policial que tomou três tiros e hoje em uma cadeira de rodas sem as duas pernas e que tinha que fazer bico para sobreviver, mas que somente agora teve uma valorização, visto que ao longo dos anos ele e outros reformados foram vítimas de um processo muito injusto, que era uma remuneração baixa e reduzida, por conta de governantes que não tinham o interesse de melhorar a situação dos servidores militares.

AES: Essa gestão tem dado uma nova cara a ABSMSE. É isso que vocês pretendem ainda mais para o futuro?

SGT. VIEIRA: Com certeza, inclusive no movimento tivemos uma participação principalmente na questão financeira, pois quem mais empregou dinheiro foi a ABSMSE e depois a ASSOMISE, infelizmente as outras não tinham condições de arcar, mas mesmo assim, nós olhamos a questão do coletivo dos nossos militares e custeamos a grande parte das despesas do movimento. A ABSMSE conseguiu resgatar a credibilidade dos seus associados e inclusive estamos hoje em uma campanha para trazer o associado de volta, bem como, trazer novos associados, fortalecendo ainda mais nossa luta, porque essa luta não é minha, não é do Cabo Palmeira, essa luta é de todos os militares sergipanos, porque juntos somos fortes.

AES: Foi espalhado um boato maldoso de que com o aumento que os militares tiveram, a mensalidade da ABSMSE seria aumentada. Qual o cunho de verdade neste boato e, se haverá reforma do estatuto e com que objetivo?

SGT. VIEIRA: Ninguém atira pedra em árvore que não dá fruto. A ABSMSE hoje incomoda em seguimentos da própria polícia militar e bombeiro militar que pensam exclusivamente em seu benefício próprio, porém nós não pensamos dessa forma, pois pensamos no benefício coletivo. A nossa meta hoje, é cada vez mais melhorar a ABSMSE. Quando se lança um boato dizendo que nós iremos aumentar a mensalidade, sem saber do que realmente vai se tratar, é querer enfraquecer a luta. A ABSMSE está fazendo um estudo para reformar o estatuto, vai ser avaliado pelo sócio e colocado para aprovação em assembléia, visando acabar com essas diferenciações de mensalidades, pois nós queremos que a mensalidade seja única para todos, que a ABSMSE seja voltada para representar o sócio de forma coletiva, inclusive na justiça e que possamos colaborar ainda mais para o fortalecimento da família militar.

AES: Quais as metas para o futuro da ABSMSE, além da carga horária e do nível superior para as Corporações dos Bombeiros e Policiais Militares?

SGT. VIEIRA: A nossa luta apenas começou. A luta a partir de agora será mais árdua ainda, porque vamos sim em busca do nível superior e da carga horária, e de tudo mais que for bom para a nossa categoria, porque entendo que uma polícia valorizada é sinônimo de melhor segurança, com qualidade para a população. É com base nisso que nós iremos trabalhar, em busca de uma polícia cidadã e a ABSMSE terá papel fundamental nessa construção de uma polícia melhor.

AES: A ABSMSE vai procurar de alguma forma tentar capacitar ainda mais os militares sergipanos?

SGT. VIEIRA: Sim, claro. Inclusive nesse sentido já mantivemos contato com nosso advogado Dr. Márlio Damasceno, onde iremos organizar um seminário abrangendo conhecimentos nas áreas penal, penal militar e cível, buscando melhorar ainda mais o conhecimento do nosso associado e dos militares em geral de Sergipe. Com isso certamente teremos um policial mais preparado e esclarecido nas ruas para poder prestar um serviço mais eficiente e de melhor qualidade para a população. Um policial melhor conscientizado e capacitado, quem tem a ganhar é a sociedade. Certamente esse será o primeiro de outros que pretendemos realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário