quarta-feira, 12 de maio de 2010

VENÂNCIO VÊ DESCASO DO GOVERNO COM A EDUCAÇÃO.

Foto: Maria Odília

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje (12) para criticar o governo do Estado pelo o que ele entende por “descaso” com a Educação pública de Sergipe. O parlamentar criticou as condições em que está sendo servida a merenda escolar, criticou a condição da água, cobrou o projeto de gestão democrática e uma maior atuação do Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe).

“Nós ocupamos a tribuna para falar sobre uma matéria publicada pelo jornal Cinform denunciando as condições da merenda escolar que está sendo servida pelo governo do Estado. Nós ficamos preocupados porque, segundo a matéria, a alimentação dos alunos é de má qualidade, com os alimentos com mofo, com validade vendida, cheios de gorgulho. A merenda lançada no governo do PT é achocolatado com rã. É bolinho vencido, é frango estragado, é marca de leite trocada e água com qualidade duvidosa. Diz a matéria que a água tem cor e de urina!”, espantou-se o líder da oposição.

Venâncio disse ainda que “em uma escola de Itaporanga as crianças são obrigadas a beber água poluída. E, quando questionado sobre essas denúncias que são todas feitas por dirigentes do Sintese e que são documentadas, o governador Marcelo Déda (PT) disse que o sindicato tem feito centenas de denúncias injustas contra a Educação. Agora isso no governo dele, porque nos dos outros o Sintese estava certo sempre”, criticou.

“Gostavam de cobrar a gestão democrática nos governos dos outros e diziam que já tinham um projeto pronto. Eles vencem a eleição e já no final do governo deles a gente não viu nem a cor da gestão democrática. O problema é que o PT gostou do loteamento político, da divisão dos cargos da Educação. Com exceção, diga-se de passagem, da deputada Ana Lúcia (PT). São indicações polítcas feitas em sua grande maioria pelo PT. E o secretário, que é um homem fino e educado, nada pode fazer e tem dificuldades em administrar a Pasta. A única coisa que ele conseguiu lotear na Educação foi a sua cadeira! E é a Educação e os alunos que sofrem com estes conflitos de lideranças políticas”, completou o deputado.

Por fim, Venâncio criticou os contratos temporários que o governo vai fazer para contratar quase dois mil professores para a rede estadual. “se fosse no primeiro ou no segundo ano do governo, a gente até entendia, porque se precisava fazer um levantamento para ver as demandas do Estado. Agora, você não ter em seu planejamento a quantidade de professores necessárias para a rede pública, no final do governo? Se vão contratar quase dois mil professores é porque as escolas estão sem funcionar. É uma situação de caos na Educação e o Sintese, coitado, temendo as repressões deste governo, está calado. Esse é o governo que mais persegue os servidores públicos. No governo de João Alves Filho (DEM) o Sintese o enterrou simbolicamente umas 10 vezes e ele resistiu. Mas não fazem com Déda, principalmente depois de gravarem uma reunião no Palácio. O próprio deputado federal Iran Barbosa (PT) confirmou que a máquina está inchada e que as indicações estão funcionando no bilhetinho”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário