A vida e o trabalho de Dom José Vicente Távora ganharam espaço na Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã desta terça-feira, 3/08, quando a deputada estadual Ana Lúcia (PT) rendeu homenagens pelo centenário de seu nascimento. A parlamentar aproveitou para convidar a população sergipana a prestigiar um debate com Dom Lessa e Padre Isaías sobre o tema, no dia 27/09, na Casa Parlamentar.
Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju no período que vai de 1960 a 1970, Dom Távora foi um verdadeiro lutador da classe trabalhadora, da democracia, e principalmente dos direitos humanos em Sergipe.
Chamado de ‘Padre dos Operários’, Dom Távora estimulou a criação da Sudene, criou o Movimento de Educação de Base em Sergipe e fundou a rádio cultura, como um meio para alfabetizar os pobres.
“E foi a partir do MEB que surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Sergipe”, frisa Ana Lúcia.
Ela ressalta que durante sua vida pastoral, Dom Távora sempre estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país para a prática da justiça social no campo.
A deputada Ana Lúcia destacou ainda a relação bastante próxima entre Dom Távora e Dom Helder Câmara, lembrando inclusive, que ambos se tratavam por ‘Eu’.
“Sergipe é digno de Dom José, e Dom José é digno de Sergipe. Diante de Deus, o santo padre deu a Sergipe o maior bispo da igreja”, finalizou a deputada Ana Lúcia, citando palavras de Dom Helder sobre Dom Távora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário