segunda-feira, 23 de agosto de 2010

HANSENÍASE: SECRETARIA DE SAÚDE DE SOCORRO CAPACITA AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS.

A partir desta segunda, 16, e nos dias 18 e 20 de agosto, a secretaria da Saúde de Nossa Senhora do Socorro, em parceria com o Governo do Estado, realiza um treinamento básico com os agentes de Saúde e de Endemias do município. A capacitação acontece das 13h às 17h, no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, localizado na sede da cidade.

De acordo com a diretora municipal de Saúde, Maria do Socorro Xavier Silva, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar os agentes sobre a importância de realizar a busca ativa de pacientes com Hanseníase, transmitir conhecimentos sobre a doença e, com isso, aprimorar o tratamento e diminuir a quantidade de pessoas com a enfermidade.

O treinamento será coordenado pela gerente estadual do programa de controle da Hanseníase, Manuela Santiago e pela assessora do programa, Daniela Teles. “Com essa capacitação pretendemos chamar a atenção dos agentes de Saúde e Endemias, que são eles os maiores elos de ligação que temos com a população. Através deles é que podemos ter conhecimento sobre o número real de casos e realizar a prevenção e tratamento das incapacidades provocadas pela doença, também conhecida como Mal de Hansen”, afirmou Socorro.

Maria do Socorro informou ainda que no município existem 18 casos confirmados da doença. O tratamento da hanseníase, dependendo do grau de evolução da doença, dura de seis meses a dois anos. A secretaria da Saúde de Socorro oferece tratamento gratuito nas Unidades de Saúde de município.

HANSENÍASE - A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium Leprae. Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes,eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio as secreções nasaise gotículas da fala, tosse e espirro.

No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão. Seus sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário