Os professores da rede estadual realizam nesta terça-feira, dia 24, com concentração na praça Fausto Cardoso a partir das 8h, uma caminhada de luta pela implantação da Gestão Democrática nas escolas da rede estadual e também pela reativação do Proid – Programa de Inclusão Digital do Magistério.
A implantação da Gestão Democrática é uma luta de décadas do magistério brasileiro e sergipano, que agora parece estar mais próximo de se concretizar.
Na última audiência do SINTESE com o secretário de Educação, Belivaldo Chagas, ele deixou bem claro que apóia a implantação da Gestão Democrática e que, inclusive, já teria conversado com o governador Marcelo Déda sobre o assunto. “O governador me assegurou que a implantação da Gestão Democrática na rede estadual será uma realidade”, disse o secretário.
Belivaldo só colocou o receio do projeto não ser aprovado na Assembleia Legislativa, o que foi de certa forma tranqüilizado pela presidenta Ângela Melo, que relatou a ida do SINTESE a Assembleia Legislativa onde 22 dos 24 deputados estaduais assinaram uma carta se comprometendo a aprovar o projeto de lei que for consensuado entre governo e trabalhadores.
Proid
Somente dois mil professores ainda não foram beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital do Magistério – Proid, boa parte deles são professores que à época do início do programa estavam em estágio probatório e foram excluídos sumariamente do programa.
“Os professores estarão nas ruas na luta por estes projetos que são tão caros para a categoria, que é o acesso ao computador, como instrumento para o processo de formação e a Gestão Democrática que é uma das bases do documento da Conferência Nacional de Educação na consolidação de uma Educação Pública de qualidade”, disse Ângela Melo.
Fonte: Sintese
Nenhum comentário:
Postar um comentário