sábado, 4 de julho de 2009

GOVERNO PREPARA COMEMORAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SERGIPE.

O Governo de Sergipe vai comemorar a data da emancipação política do Estado, em 8 de julho, com uma grande festa para resgatar os valores da sergipanidade e elevar a autoestima da população. Numa demonstração de respeito à história, a praça de São Francisco, em São Cristóvão, será palco de um dia repleto de simbologia, homenagens e reafirmação da cultura, tradições e do futuro que está sendo construído com a participação popular pelo Governo desde 2007.

Praça São Francisco, em São Cristóvão, sediará as comemoraçaões

Organizado pelas secretarias de Estado da Cultura, da Casa Civil e da Comunicação Social, os evento na praça São Francisco, candidata a patrimônio da humanidade, incluem uma vasta programação que começa às 9h, quando o governador Marcelo Déda vai transferir a capital para São Cristóvão. Haverá ainda a execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar e desfile das forças armadas e de alunos da rede pública de ensino.

Praça é candidata a patrimônio da humanidade

Em seguida, às 9h30, será realizada uma missa em ação de graças pelo aniversário da emancipação política de Sergipe. Durante a manhã, as comemorações continuam e o governador Marcelo Déda vai entregar 20 medalhas do Mérito Aperipê e do Mérito Cultural Tobias Barreto. Segundo o governador, a data será celebrada como um marco para Sergipe.

Governador Marcelo Déda

"O dia da emancipação política deve ser sempre lembrado e comemorado. Foi nesta data em que Sergipe se fez independente e, a partir de então, assumiu uma postura autônoma dentro do Brasil. É, portanto, um momento de celebração: nossos símbolos cívicos, nossa memória, nossa identidade cultural e a perspectiva de progresso e desenvolvimento que Sergipe ganha a partir de ações de Governo do Estado, que reafirmam nossa vocação para a modernidade e o futuro”, destacou o governador. “Além disso, São Cristóvão é uma cidade símbolo do nascimento do Estado como primeira capital que foi e, por isso, merece essa distinção”, acrescentou.

De acordo com Déda, o orgulho de ser sergipano precisa ser resgatado cotidianamente e o trabalho diário realizado pelo Governo tem esta perspectiva. “A emancipação política se faz a cada dia e o nosso Governo trabalha com dois eixos principais: a inclusão pelo direito e a inclusão pela renda. É por isso que investimos tanto em educação, saúde, segurança e infraestrutura, apenas para citar algumas áreas”, frisou o governador.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Oliveira Júnior, mais do que comemorações, a data servirá como resgate da história de Sergipe. “O governador Marcelo Déda buscou uma forma de conferir maior representatividade à comemoração da emancipação do Estado de Sergipe, resgatando um pouco da memória do Estado.”, frisou Oliveira.

Cultura

Às 17h, as comemorações são continuadas com uma programação cultural da qual farão parte o cortejo folclórico pelas ruas do centro histórico da cidade e shows com Paulo Lobo, Patricia Polayne, Amorosa e Cataluzes. “Queremos estimular os sergipanos a conhecerem e reconhecerem o seu valor no cenário nacional, iniciando um movimento de celebração dos nossos símbolos para elevar a autoestima e o orgulho dos sergipanos", afirmou Marcelo Déda.

Comemoração

No 8 de julho, é comemorado a emancipação política do estado de Sergipe. Além desta data, durante mais de um século, os sergipanos comemoravam a emancipação no dia 24 de outubro. No entanto, desde o ano 2000, a Assembléia Legislativa instituiu a primeira data como feriado oficial.

3 comentários:

  1. O Povo de São Cristovão, anda tão abandonado pelo poder público, que fomos no sábado a noite fazer a gravação da exibição de um vídeo para a candidatura da praça, e chegando lá nos deparamos com pouco mais de 20 ou 30 pessoas.
    É triste, pois o povo dessa cidade deveria ser mais respeitado,pois é uma cidade importantíssima para a história do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. onde?
    como?
    quando?
    porque?
    quais tipos de culturas cultura popular?

    *cultura intelectual (pessoas que se destacam e uma que se destacarom),fazer geografia de:

    pessoas que se destaca e uma pessoas que se destacou?

    quais são nossos pratrimonios culturais?

    ResponderExcluir
  3. onde?
    como?
    quando?
    porque?
    quais tipos de culturas cultura popular?

    *cultura intelectual (pessoas que se destacam e uma que se destacarom),fazer beografia de:

    pessoas que se destaca e uma pessoas que se destacou?

    quais são nossos pratrimonios culturais?

    ResponderExcluir