sexta-feira, 7 de maio de 2010

GOVERNO DO ESTADO EXECUTA REFORMA COMPLETA NO ESTÁDIO FRANCÃO EM ESTÂNCIA.

Foto:  Mário Souza

Depois de 18 anos sem reformas estruturais, o Estádio Estadual Augusto Franco, localizado em Estância, está recebendo um investimento de quase R$ 3 milhões do Governo do Estado, para que uma reforma completa seja executada. A reestruturação do Francão, como o estádio é conhecido, faz parte de uma série de obras - que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) está realizando - direcionadas às praças esportivas de Sergipe.

O projeto da reforma, iniciado em outubro do ano passado com acompanhamento da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), prevê a recuperação estrutural a partir do reforço de toda a base de concreto - já que a edificação é antiga; troca do gramado e do sistema de drenagem; nova iluminação com novos refletores; pintura; instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias – com a construção de três banheiros para deficientes físicos; reforma dos vestiários e instalação de um placar eletrônico.

De acordo com o mestre de obras da empresa contratada, José Alves, a situação em que o estádio se encontrava era degradante. “O Francão estava com toda a sua estrutura comprometida, com a parte de ferragens exposta e oxidada. Algumas paredes tinham até risco de desabamento. Dezoito anos sem nenhuma intervenção na estrutura, só fazendo pintura, acabam resultando em uma edificação precária”, detalhou.

Dadas as condições descritas, o primeiro e mais importante passo era oferecer ao estádio uma estrutura adequada. “Era extremamente necessário realizar os serviços desse caráter e despender a maior parte do tempo nele. Cerca de 80% do que fizemos em mais de seis meses de obras correspondeu à estrutura, ou seja, de projetados e de ferragens. Quase nada poderia ser feito sem isso estar pronto”, explicou o mestre de obras.

Segundo Fábio Oliveira, 26, morador de Estância, apenas a gestão do governo atual se comprometeu em reformar o estádio. “Foram 18 anos de abandono. O Francão não é só de Estância, ele atende às demandas esportivas da região Centro-Sul e toda ela será beneficiada”, declarou.

Ainda de acordo com o morador, existe toda uma gama de expectativas derivadas da obra. “Com o Francão em plena atividade, o esporte de Estância será resgatado e o município terá novamente um time nos representando. Além disso, o serviço gera emprego pra quem trabalha na obra e para quem irá trabalhar nos jogos que acontecerão”, observou.

Para José Figueiredo, aposentado que há 25 anos mora em frente ao estádio, a reforma era muito esperada. “Fazia muito tempo que o Francão estava abandonado. O local, inclusive, atraía gente mal intencionada. Quando ele ficar pronto vai ser uma maravilha porque a gente vai poder assistir aos jogos de novo e será uma festa, uma diversão”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário