quinta-feira, 6 de maio de 2010

PROJEÇÃO DO BANCO CENTRAL PARA REAJUSTE DE ENERGIA ELÉTRICA ESTE ANO CAI PARA 0,7%.

O Banco Central (BC) reduziu a projeção para o reajuste da tarifa de eletricidade neste ano de 3,3% para 0,7%. A informação foi divulgada hoje (6) na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, de 8,75% ao ano para 9,50% ao ano.

Para o reajuste da tarifa de telefonia fixa, foi mantida a estimativa de 1,6% de reajuste. O Copom também manteve a expectativa de que não haverá reajuste do preços do botijão de gás e da gasolina neste ano.

“Cabe assinalar, entretanto, que, independentemente do comportamento dos preços domésticos da gasolina, a evolução dos preços internacionais do petróleo pode, eventualmente, se transmitir à economia doméstica tanto por meio de cadeias produtivas, como a petroquímica, quanto pelo efeito potencial sobre as expectativas de inflação”, destaca a ata.

A projeção de reajuste em 2010 para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados foi reduzida de 4% para 3,6%. Esse conjunto, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,60% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março.

Em 2011, o Copom espera que os preços administrados tenham reajuste de 4,4%, a mesma estimativa anterior.

Fonte: Agência Brasil (Kelly Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário