quarta-feira, 30 de setembro de 2009

EX-GOVERNADOR JOÃO ALVES FILHO EXPÕE PROBLEMAS URBANÍSTICOS DE ARACAJU DURANTE SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES.

Foto: César de Oliveira


O ex-governador João Alves Filho participou nesta quarta-feira de sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discorrer sobre desenvolvimento urbano de Aracaju.

Depois de tecer comentários sobre o seu ingresso na vida pública e enaltecer o ex-governador José Rollemberg Leite, que o nomeou prefeito de Aracaju, o ex-governador João Alves Filho mostrou através de uma apresentação de slides como conseguiu desenvolver a capital sergipana, destacando, por exempo, o projeto de urbanização elaborado por Jaime Lerner e colocado em prática por ele quando prefeito.

O ex-governador destacou ainda a construção de 14 avenidas, interligando todos os bairros de Aracaju, feitas a partir do planejamento futurista que, na sua opinião, deve nortear qualquer administrador público, que tem consciência da necessidade de pensar a curto, médio e longo prazo.

Em seguida, o palestrante citou pontos, que sengundo ele, são importantes para resolver os problemas de Aracaju, a exemplo da necessidade urgente de um plano urbanístico. João Alves Filho também criticou o fato de durante 30 anos os administradores de Aracaju, terem construído apenas três avenidas, um fato que contribui com o cáos que vive a cidade.

Sobre os problemas da zona de expansão de Aracaju, o ex-governador, disse ser um crime o que estão fazendo com esta área. "Simplesmente por falta de competência dos administradores que de forma insana, permitem que empresários da construção civil façam prédios com até 20 andares, liberando a venda de lotes e deixando construir imóveis sem nenhuma preocupação com o esgotamento sanitário. As obras não acontecem não é por falta de dinheiro e sim por falta de compromisso, pois com pouco mais de R$ 20 milhões se resolve todos esses problemas", comentou o convidado.

Debate

Aproveitando a presença do ex-governador, o vereador Nitinho (DEM) pediu que o mesmo falasse sobre a orlinha da Coroa do Meio, área que seg undo ele, está completamente abandonada. Respondendo a Nitinho, o convidado observou que a questão está nas mãos do prefeito e este pode, se quiser, resolver até com uma certa facilidade.

O segundo secretário da CMA, vereador Danilo Segundo (PT), elogiou a forma como João Alves comentou sobre o bairro Coroa do Meio, porém questionou o fato de o mesmo, quando ministro do interior, não ter feito nenhum projeto para recuperação dos rios, como, por exemplo, do Rio Sergipe, além de ter cometido o maior crime ambiental, construindo a Coroa do Meio. O parlamentar também abroveitou a fala para contestar a crítica feita contra a União Nacional dos Estudantes (UNE) e pediu explicações sobre a afirmação do ex-governador de que construiria o viaduto do DIA pela metade do preço.

Em resposta, João Alves Filho disse entender que " a juventude de Danilo o impede de saber que a mobilização estudantil do passado está muito acima do se ver nos dias de hoje", disse. Sobre a questão dos projetos para recuperação dos rios, o palestrante disse que, quando ministro apresentou o projeto para recuperar os rios ao presidente José Sarney, que "infelizmente estava no final do mandato e não teve como fazer a obra", justificou.

Concluída a sessão, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) parabenizou o presidente da Câmara, vereador Emmanuel Nascimento (PT), pela forma democrática como conduziu o debate, agradecendo também aos seus colegas de parlamento, inclusive, os da base aliada ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), pela forma como receberam o convidado priorizendo a democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário