quinta-feira, 24 de setembro de 2009

IBGE ABRE INSCRIÇÕES PARA 33.012 VAGAS TEMPORÁRIAS.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta segunda-feira (21) as inscrições para o processo seletivo para 33.012 vagas temporárias para o cargo de agente censitário em mais de 5,5 mil cidades para o Censo 2010. O salário varia de R$ 760 a R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais.O órgão informa ainda que no ano que vem serão abertas outras 200 mil vagas temporárias para o cargo de recenseador. Os contratos duram de seis a 12 meses.

DICAS DE ESTUDO

De acordo com Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, para as 33 mil vagas de agente veja aqui o edital , o candidato deve se dedicar igualmente a todas as matérias previstas para cair na prova.

Todos os cargos têm em comum as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico e informática. Para essas matérias ele recomenda que sejam feitas provas anteriores da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso, ou de cargos de nível médio do IBGE.

O candidato deve acertar pelo uma questão de cada matéria para não ser eliminado. Além disso, todos os cargos, com exceção do agente administrativo, terão prova de conhecimentos técnicos, cujo conteúdo a ser estudado está em anexo no próprio edital. “É importante que o candidato saiba todo o conteúdo, memorize, faça resumos, crie perguntas e as responda para exercitar a memorização”, diz De Lucca.

Para Lia Salgado, autora do livro “Como vencer a maratona dos Concursos Públicos”, como o estudo dos conhecimentos técnicos terá a mesma fonte para todos os candidatos, ela recomenda pegar o roteiro que está no edital o quanto antes e colocá-lo “debaixo do braço”. Mas ela alerta: “É essencial compreender as informações, caso contrário, fica difícil memorizá-las”.

Segundo ela, fazer exercícios – com consulta - a cada ponto da matéria aumenta significativamente a retenção da informação. Além disso, sublinhar o que for mais importante e fazer esquemas, quadros que organizem as informações, ajudam bastante a fixar os conteúdos.

Lia recomenda fazer um quadro de horários, definir a distribuição de matérias e reservar as duas últimas semanas para revisão dos conteúdos. “Nessa hora, deixe mais tempo para revisar as disciplinas que valerão maior número de pontos na prova”, diz.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário