terça-feira, 22 de setembro de 2009

GMAR DEVE VOLTAR A FUNCIONAR NO PRÓXIMO DOMINGO, MAS CONTINUARÁ APURANDO AS DENÚNCIAS APRESENTADAS PELA CAIXA BENEFICENTE.

Até o próximo domingo, dia 28 a sede do grupamento marítimo do corpo de bombeiros (GMAR), na orla da atalaia, estará reformada e em funcionamento.A informação foi dada por tenente oliveira, representante do CB, na manhã de ontem, 21, durante audiência no ministério público estadual (MPE). Na ocasião, a promotora Euza Missano reuniu representantes da associação dos servidores militares e bombeiros de Sergipe, da caixa beneficente da POLICIA MILITAR e do CB para discutir as melhorias na infra-estrutura do (GMAR). A precariedade do GMAR foi denunciada pela associação dos servidores militares e bombeiros de Sergipe, em Sergipe, em agosto. No último dia 3, o prédio do grupamento foi interditado, devido às condições insalubres para os militares que trabalham no local: eletrodomésticos com defeitos, infiltrações, camas quebradas, buracos nas paredes e material de trabalho guardado de forma inadequada são alguns dos problemas do local. “Todo mundo tem consciência da falta de estrutura do corpo de bombeiros de Sergipe. Queremos melhorias para a categoria. Não temos equipamentos de proteção individual, trabalhamos em ambientes insalubres e temos uma carga horária excessiva”, afirmou sargento Vieira, representante da associação dos servidores militares e bombeiros de Sergipe. De acordo com ele, o capitão Hector declarou em entrevista, que o grupamento estava sem condições de trabalho, e foi exonerado logo em seguida, sendo transferido para o 3º batalhão de Itabaiana. Isso é perseguição, e represália. Inclusive ele é dos cinco mergulhadores da corporação e agora não está mais atuando na área”, disse.

Após a desativação do posto, os bombeiros foram transferidos para um local com condições ainda piores que o anterior, conforme denunciou a associação. Um prédio da policia militar, também localizado na orla de atalaia, uma área onde não há água encanada nem energia elétrica e que ainda serve com abrigo para moradores de rua no período da noite. Em entrevista a emissora de TV local, o próprio ex-comandante do GMAR (Capitão Hector) reconheceu que o local não estava em boas condições de funcionamento, pois os bombeiros passavam apenas o dia no local e em caso de necessidade tinham que usar os banheiros dos bares da orla. Na reunião de ontem, 21, o tenente oliveira informou que atualmente os militares são deslocados para a praia e mantém a base operacional e administrativa na sede da corporação, localizada na rua siriri, centro de Aracaju. “ A transferência foi feita durante um final de semana, por isso o comando não soube que o prédio não tinha condições de uso. Agora, a administração continua no quartel central e o efetivo deslocado para a praia”, disse. Quanto à deficiência de equipamentos, como falta de jetsky e de quadriciclo, oliveira declarou que os equipamentos disponíveis atendem a demanda da capital. “Os quadriciclo que dispomos não tem condições de uso. procuramos nos adequar às condições de trabalho para melhor atender à população”, diz, acrescentando que o grupamento marítimo é composto por 42 guarda-vidas e 5 mergulhadores, no total de aproximadamente 58 homens, afirmando que hoje estão todos em atividade, em plantões com escalas diferenciadas. Segundo tenente Oliveira, o processo de licitação para a construção de uma sede na atalaia, está em andamento, sendo possível que até o final de 2011 já seja concluída as obras do batalhão de busca e salvamento. Pelo MPE foi solicitado ao CB que apresenta a relação nominativa dos militares que compõe o sub-grupamento marítimo informado. “Requisitamos a lista de todos os militares do grupamento marítimo. Com base nesses dados, iremos analisar as medidas necessárias para melhor atender a população”, informou Dra. Euza Missano.

Fonte: Correio de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário