terça-feira, 20 de abril de 2010

DEMOCRATA LUTA PARA QUE DESABRIGADOS NÃO SEJAM ALOJADOS EM DEPÓSITOS.

Foto:  Maria Odília

No exato momento em que iria começar seu pronunciamento durante o grande expediente de hoje, 20, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) foi surpreendido pelos colegas da bancada governista que, sem nenhum motivo plausível, se retiraram do plenário. Augusto disse que eles iriam sair porque não têm argumentos para debater com a oposição. “Ou vocês vão defender a Eunice Weaver? Vão defender a manutenção da privatização do hospital de Cirurgia? Vão defender a contratação de 1.700 cabos eleitorais pela secretaria de Estado da Saúde já que o Tribunal de Contas cancelou as contratações?”, questionou o democrata dizendo que a atitude dos colegas é boa para que a sociedade sergipana conheça a forma de atuação da bancada do governo.

Mesmo depois de assistir o quase abandono da Assembléia Legislativa de Sergipe, Augusto começou seu discurso para mostrar à sociedade que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - do governo Federal em Sergipe não condizem com a realidade. Ele visitou o bairro Coqueiral, onde, de acordo com dados do próprio governo, as obras constam como finalizadas. O deputado então mostrou que a realidade é outra, já que os moradores da região estão literalmente dentro da lama, pois lá não existe pavimentação, nem saneamento e, com as chuvas, a água invadiu as casas causando prejuízos materiais, além de trazer doenças para os que vivem naquela situação.

Augusto criticou ainda a discriminação que, segundo ele, a Prefeitura de Aracaju (PMA) está tendo com a população. “Enquanto na Zona Sul moradores são encaminhados para hotéis e pousadas, na periferia eles ficam nas próprias casas, que estão completamente alagadas, cheias de lama. Este é o retrato do Coqueiral, um bairro que não foi visitado nem pela prefeitura de Aracaju, nem pelo governo do Estado” criticou.

Bezerra alertou ainda que a PMA pretende retirar as famílias que estão abrigadas em escolas nos bairros Orlando Dantas e Santa Maria para enviá-las para galpões. “A prefeitura disse que vai usar força policial para tirar as pessoas dos abrigos improvisados e mandar essas pessoas para depósitos. Não podemos permitir isso”, declarou o deputado. Para ele é inconcebível essa distinção no modo de tratar as pessoas. “As que tem dinheiro e foram para hotéis receberão dinheiro para alugarem casas, enquanto as famílias do Coqueiral e Terra Dura vivem em condições sub humanas sem água, sem energia e com água no joelho” desabafou o parlamentar.

Durante um aparte, o também democrata Arnaldo Bispo parabenizou o pronunciamento do colega de bancada, disse que também visitou o local e não encontrou lá nenhuma obra. Questionou o fato do governo federal ter lançado a segunda parte de um programa sem a primeira estar pronta. “Onde é que esse PAC funcionou em Sergipe? O governo precisa ter mais seriedade com o povo, respeitar a população” afirmou Bispo.

Augusto Bezerra concedeu ainda um aparte ao deputado Antônio Passos. Ele disse que em todo período chuvoso, as duas comunidades têm problemas e não entende porque as obras não são realizadas já, que, de acordo com ele os recursos estão no banco desde o ano passado. “Se já tem o recurso, realizem as obras! Ninguém quer ver seus filhos, seus pertences embaixo d’água. Porque não fazem a licitação e não se cumpre o cronograma de trabalho?”, questionou passos.

Augusto encerrou seu pronunciamento sugerindo que advogados sejam disponibilizados para as comunidades carentes. “Não aceitamos que coloquem essas pessoas em depósitos, não concordamos com isso. Sabemos que as aulas tem que continuar, mas a prefeitura tem que dizer onde está o dinheiro da Eunice weaver porque com esses 30 milhões desviados dava para alugar casas para essas pessoas que estão sem lar e merecem respeito. Com esse dinheiro dá para construir 3000 casas, 10 hospitais” finalizou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário