sexta-feira, 23 de abril de 2010

POSTOS DE SAÚDE ABREM AMANHÃ PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA.

Os postos de saúde devem ficar abertos amanhã (24) para a vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína – em todo o país e contra a gripe sazonal ou comum nas regiões Norte e Sul. A recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde a todos os estados e municípios, mas a população precisa consultar as secretarias de Saúde locais para saber se os postos vão funcionar.

No caso da vacinação contra a influenza A (H1N1) – gripe suína –, quem faz parte do público-alvo mas não foi imunizado nas etapas anteriores deve procurar o serviço amanhã. O grupo inclui crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, gestantes e jovens de 20 a 29 anos. Idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas têm até o dia 21 de maio para receber a dose.

Já a imunização de idosos contra a gripe comum começa amanhã apenas no Norte e Sul do país, em razão do atraso na entrega da vacina pelo Instituto Butantan. Desta forma, quem tem mais de 60 anos e vive em uma dessas regiões poderá receber as duas doses – uma contra a contra a influenza A (H1N1) e outra contra a gripe comum.

Até ontem (22), o Ministério da Saúde contabilizou mais de 32 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe suína. As grávidas têm até 21 de maio, último dia da campanha, para serem vacinadas, já que podem procurar os postos de saúde em qualquer período da gestação. A pasta alerta, entretanto, que a proteção deve ser feita o mais rápido possível, por se tratar de um grupo extremamente vulnerável a complicações provocadas pela doença.

Fonte: Agência Brasil (Paula Laboissière)

Nenhum comentário:

Postar um comentário