terça-feira, 27 de abril de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU DEBATE LEGALIZAÇÃO DE TORCIDAS ORGANIZADAS NOS ESTÁDIOS.

Nesta quarta-feira, 28/4, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza Sessão Especial, a partir das 9 horas, sobre a legalização das torcidas organizadas nos estádios de futebol. De autoria do vereador Fábio Mitidieri (PDT), a Sessão visa promover uma reflexão sobre o cumprimento da decisão judicial que proíbe o incentivo a manifestações de violência entre os torcedores.

Foram convidados para o debate o promotor do Ministério Público Estadual, Dejaniro Jonas, o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o comandante do Policiamento na Capital, coronel Iunes, e o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo de Souza, além dos representantes das torcidas organizadas em Sergipe.

O autor do requerimento nº 188/2010, vereador Fabio Mitidieri, defende a necessidade de rever a decisão que de forma autoritária não aceita a presença de torcedores uniformizados nos estádios de futebol. Para o parlamentar, apesar de o parecer do Judiciário tentar inibir a violência provocada pelas torcidas, na verdade, diminui a responsabilidade do Estado de elaborar soluções práticas. " Esta decisão pode até amenizar a violência nos estádios, mas não resolve por completo o problema", opinou o parlamentar.

Em outubro de 2009, a 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju proibiu liminarmente a entrada de membros uniformizados das torcidas organizadas nas dependências dos estádios Batistão, na capital sergipana. A partir da resolução judicial, os torcedores ficaram proibidos de usar adereços que fazem alusão a facções de times sergipanos e de outros estados.

Fábio Mitidieri considera que a melhor solução é investir na segurança externa e interna dos estádios, além de fazer cadastro dos membros das torcidas junto a Secretaria de Segurança Pública, para que todos sejam identificados. " Basta reconhecer as torcidas juridicamente", aconselhou o pedetista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário