A Promotora de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos à Saúde, Dra. Euza Missano, reuniu-se em Audiência Pública no último dia 15, para tratar sobre as ações adotadas pelo Estado e Município para controlar a dengue em Aracaju, bem como sobre as diligência empreendidas pelos Hospitais públicos e privados para acolhimento e tratamento do paciente com dengue.
Representantes da Vigilância Epidemiológica do Estado informaram que a doença está sob controle no Estado de Sergipe, com alerta para alguns municípios de fronteira com outos estados. Baseada em dados fornecidos pelo LIRA – Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti, a Vigilância afirma que Bairros como Santa Maria, Coroa do Meio, 18 do Forte, Cidade Nova, Capucho, José Conrado de Araujo e Olaria, todos com índice superior a 3.9% de infecção pelo mosquito, estão bem assistidos pelo plano de intensificação de controle e combate à dengue.
Além da Vigilância Epidemiológica, presentes representantes dos Hospitais: HUSE, FHS, Hospital São José, Cirurgia, São Lucas, Primavera, Clínica Renascença, Hospital Gabriel Soares, Unimed, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, EMSURB, SOMESE, CRM, Sindicato dos Médicos de Sergipe e a Vigilância Sanitária.
Para que os trabalhos de prevenção ganhem força, foram registradas estratégias que intensificarão os programas de combate à doença e servirão de colaboração para um atendimento digno aos pacientes com dengue. Todas as entidades presentes prontificaram-se a entregar ao Ministério Público boletins e relatórios com informações relevantes sobre o assunto, bem como intensificar serviços e ações de combate ao mosquito transmissor e de tratamento aos doentes.
Fonte: MP/SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário