terça-feira, 19 de outubro de 2010

ACADEMIA DA CIDADE É REFERÊNCIA NACIONAL.

Foto:  Alejandro Zambrana

Praticar atividade atualmente, com dias tão corridos, é um símbolo de qualidade de vida. Entendendo isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) levou a sério a proposta do Ministério da Saúde e transformou o Programa Academia da Cidade em um ponto de apoio para a população aracajuana.

Desde setembro, 13 dos 15 pólos atendem todos os dias entre 100 e 120 pessoas em cada um dos turnos oferecidos. Professores e estagiários estão nas ruas das 5 às 8h da manhã e das 16 às 19h, geralmente em praças. Portanto, quem não consegue fazer antes de sair da casa, pode fazer na volta do trabalho ou da escola. As atividades do programa estão inseridas no planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para começar a participar é necessário apenas roupa adequada, realizar o cadastro e fazer avaliação física, tudo gratuito. No ato da matrícula, o usuário recebe uma camisa e um squeeze. Hoje, com a opção de mais um turno, a equipe do programa observou grande adesão da população. No segundo dia de inscrição para moradores do Bairro Industrial, 60 pessoas já tinham se cadastrado. Hoje, pouco mais de um mês depois, já são 80 usuários naquela comunidade.

Nos 15 pólos, a PMA cadastrou cerca de 6.300 usuários para as aulas de ginástica localizada, caminhada monitorada, aeróbica, musculação e yoga. As aulas de yoga também são oferecidas em mais dois bairros, nas unidades de saúde Sinhazinha e Santa Terezinha. A equipe é composta por 15 professores e 30 estagiários, todos alunos do último ano de educação física da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Para a coordenadora municipal de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Saionara Carvalho, o Academia da Cidade é um grande programa de atividade física comunitária. "A intenção é abrir mais cinco pólos de atendimento até o final do ano. A Prefeitura de Aracaju se mostra sensível à prevenção da saúde e, além disso, queremos que as pessoas tenham qualidade de vida", afirma.

Símbolo de bem-estar, a atividade física ao ar livre é promovida pela PMA há seis anos e foi elemento fundamental para a cidade de Aracaju na conquista do título de capital com melhor qualidade de vida em 2007. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a capital sergipana é referência na aplicação desse programa. "Seremos citados na publicação do ministério sobre amostragens da aplicação dos programas nacionais nos municípios", disse Saionara.
Manutenção

Para realização do Academia da Cidade, o MS contribui com R$ 40 mil ao ano como incentivo de promoção da saúde. O aporte de peso é subsidiado pela Prefeitura de Aracaju, que por ano dedica mais de R$ 600 mil de seu orçamento ao programa. De acordo com Saionara, todo esse trabalho voltado à prevenção tem ajudado a diminuir gastos com cura, prevenindo problemas de hipertensão, diabetes, câncer e diversas doenças crônicas não-transmissíveis.

Dentro de alguns meses o programa Academia da Cidade fará parte de um grande projeto que integra a orientação para alimentação saudável e o controle da obesidade. Atualmente cinco pólos já experimentam essa realidade nos bairros Médici, Lamarão, Orlando Dantas, Castelo Branco e Inácio Barbosa.

Nessas localidades estudantes de Nutrição da UFS realizam um trabalho ao lado dos professores de educação física para adequar a alimentação à atividade realizada. "Esse programa é uma experiência ímpar. Aracaju tem toda estrutura para dar continuidade a isso, tem belas praças, ciclovias. É um espelho, uma referência", afirma Saionara.

Confira os locais onde as aulas são realizadas

Pólo - Local

Orlando Dantas - Avenida Gasoduto (salão da igreja)
Bairro América - Praça Franklin Roosevelt e Praça da Liberdade (terça e quinta pela manhã)
Avenida Visconde Maracaju - Calçadão (manhãs)
Bugio - Praça Minervino Costa e Silva
Inácio Barbosa - Praça próxima ao Bar do Cajueiro
Sol Nascente - Praça Atanásio do Nascimento
13 de julho - Calçadão
Médici - Praça Nivaldo Menezes
Augusto Franco - Praça da Juventude
Bairro Industrial - Orlinha
Santa Maria - área externa da Igreja Católica (manhãs)
Castelo Branco - quadra de esportes da avenida Tancredo Neves
Getúlio Vargas - Centro de Criatividade
Santos Dumont - Praça Ulisses Guimarães
Lamarão - Praça da igreja

Nenhum comentário:

Postar um comentário