segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU ENTREGA 14 NOVOS ÔNIBUS.

Foto: André Moreira

Na manhã desta segunda, 18, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou 14 novos ônibus à população de Aracaju. Todos os veículos possuem assentos especiais, de cor amarela; GPS, que facilita a ação da recém inaugurada Central de Trânsito da Superintendia Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); e bloqueio de portas, além de serem equipados com sistema que garante acessibilidade às pessoas com deficiência.

Atualmente existem 508 ônibus circulando na capital e, desde 2007, a Prefeitura de Aracaju tem atuado junto às empresas reforçando a necessidade e dando condições para que as mesmas possam investir em sua frota. Em 2007 foram 33 novos ônibus; em 2008, 23 unidades; em 2009, 88 e neste ano já entraram mais 38 em circulação, totalizando 182 unidades e um investimento de R$ 250 milhões.

"Isso nunca foi feito na cidade de Aracaju. Eu me lembro muito bem que antes as pessoas iam todos os dias para as rádios reclamar. A idade dos carros era acima de 10 anos, não havia redimensionamento das linhas e os atrasos eram horríveis", afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

De acordo com ele, o índice de 30% renovação da frota é uma prova de que o compromisso feito com a população está sendo cumprindo e que o Plano Diretor de Mobilidade Urbana está sendo executado. Várias ações já realizadas, como a configuração de ciclovias, semáforos inteligentes, placas de sinalização de turismo e futuras ações como os corredores de ônibus, irão integrar esse plano.

Até janeiro de 2011, mais 34 novos veículos entrarão em circulação. Para o diretor-executivo da empresa Tropical, Adierson Monteiro, as empresas vêm se esforçando para cumprir as metas da Prefeitura de Aracaju em relação ao transporte público. "Introduzimos a nova linha, fruto de uma necessidade de população, e em breve colocaremos mais veículos novos nas ruas", comemora.

Nova linha

A partir de amanhã os 14 ônibus irão atender três linhas diferentes, sendo seis deles destinados à linhas Maracaju/DIA, que passa pelo Santos Dumont. Quatro farão o itinerário da linha Circular Shopping, que passa pela Coroa do Meio, pelo Conjunto Augusto Franco e pela Universidade Tiradentes (Unit).

As outras quatro atenderá a nova linha Padre Pedro/Campus, criada a partir de diversas sondagens realizadas pela SMTT junto à população sobre deficiências no transporte e trânsito de Aracaju. Para o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, a introdução de novos veículos é uma melhoria que vem sendo feita de forma contínua e vem melhorando o trânsito de Aracaju. "Ainda temos que fazer os corredores de ônibus. Não adianta ter muitos circulando na rua se eles ficaram parados", afirma.

Para o diretor-geral do Grupo Bonfim, Lauro Menezes Filho, sempre que há investimento em ônibus, independente da empresa que o realiza, é muito importante. "Dessa maneira, ganham os empresários, a população e o governo", disse Lauro Menezes, que concorda com a implementação de corredores de ônibus urbanos na cidade. "É uma solução que outras cidades do Brasil e do mundo adotam e o prefeito de Aracaju já sinaliza essa preocupação", completou.
Depois da fala do prefeito, os presentes tiveram acesso a um dos ônibus.

O presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Everton de Jesus Vieira, foi voluntário para testar um elevador que garante o transporte de pessoas com deficiência. Para Everton, a renovação da frota é sempre bem-vinda. "A gente recebe com muita alegria. E sempre que preciso o elevador funciona direito", afirma Everton. Ele alerta ainda para a necessidade de as empresas capacitarem seus funcionários sobre a utilização dos elevadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário