sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU REALIZA SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR.

Foto: Alberto Dutra

Representantes dos professores se fizeram presentes na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 14/10, para participarem de Sessão Especial em homenagem ao Dia do Professor, celebrado nesta sexta-feira, 15 de outubro. A sessão foi proposta pelo vereador Dr. Emerson (PT), com o objetivo ainda de debater sobre os avanços da educação no município de Aracaju.

Participaram dos debates a presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Maria Elba da Silva Rosa; a secretária Municipal de Educação Tereza Cristina Cerqueira das Graças, e o promotor de Educação Luis Fausto Dias Valois.

A professora Maria Elba utilizou a tribuna da casa, para falar sobre as insuficiências de recursos que impossibilitam a evolução educacional no país. "As matrículas do EJA vêm caindo e não vemos política no intuito de incentivar as pessoas no programa. Em contrapartida, o público tem participado do ProJovem. Mas onde estão os jovens de 14 anos não alfabetizados? Somente haverá avanços na sociedade a partir da educação. Somos respeitados economicamente, mas precisamos ser também respeitados por nossa Educação", disse a presidente do Sindipema.

A tribuna da Casa também foi utilizada pela secretária de Educação, Tereza Cristina, que falou sobre os projetos colocados em prática pelo órgão e também sobre a democratização da escola pública. “Hoje, crianças carentes são atendidas nos jardins de infância municipais, que há anos atrás eram disputados por pessoas que tinham uma condição financeira melhor”. Tereza Cristina destacou a redução da taxa de analfabetismo, o que ocasionou a diminuição da oferta de vagas do ensino noturno.

De acordo com a secretária de Educação, está sendo feito investimento na reforma de escolas e também no EJA. “Eu faço parte dessa categoria e os nossos avanços têm que ser coletivos e não só concedido pela secretaria ou prefeito. As conquistas sempre começam pela base”, declarou Tereza Cristina, enfatizando ainda que a “escola atual tem que ser solucionadora dos problemas da família e administrar a demanda potencial x a demanda real”.

Segundo o promotor Luiz Fausto Valois, o Ministério Público do Estado (MPE) vem trabalhando para ajudar a reduzir a evasão escolar. “Também temos acompanhado de perto as denúncias de falta de professor, cobrando para que este problema seja resolvido”, citou ele, destacando que o professor deve ser valorizado pela sociedade, já que é responsável pela educação de todos. “Ser professor é uma escolha e essa escolha deve ser valorizada, principalmente os que lutam por melhorias”. Fausto Valois finalizou dizendo que o educador tem hoje que acompanhar o avanço tecnológico.

Marcaram presenças os vereadores Emmanuel Nascimento (PT), Magal da Pastoral (PT), Simone Góis (PT), Rosangela Santana (PT), Bertulino Menezes (PSB), Moritos Matos (PDT), Jony Marcos (PRB), Nitinho (DEM), Jailton Santana (PSC) e Miriam Ribeiro (PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário