quinta-feira, 21 de outubro de 2010

PROMOTORIA DE SAÚDE DISCUTE PROBLEMAS RELACIONADOS À SUSPENSÃO DE SERVIÇOS PELA REDE DE SAÚDE.

Por conta de problemas relacionados à suposta falta de repasses do Município ao Hospital Cirurgia, houve suspensão de vários serviços pela rede de saúde, pondo em risco a vida de pacientes que necessitam da realização de procedimentos cirúrgicos.

Para discutir a matéria, reuniram-se em Audiência Pública no Ministério Público de Sergipe, a Promotora de Justiça Dra. Euza Gentil Missano e representantes do Município de Aracaju, do Hospital Cirurgia e Médicos da Capital.

O representante da Secretaria Municipal de Saúde – SMS informou que é de extrema gravidade a situação dos 100 pacientes internados no Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE. Desses pacientes, 50 necessitam de procedimentos ligados à cirurgia vascular e 30 precisam de cirurgias ortopédicas.

Município e Hospital discordam com relação ao valor acumulado no pagamento da produtividade hospitalar. Enquanto isso, a situação perdura e, segundo a classe médica presente, vários pacientes correm risco de vida. SMS e Hospital Cirurgia concordaram em reunir-se na tarde deste mesmo dia para formalizar contratualização, bem como para discutir um plano de ação com as equipes pertinentes.

O Promotor solicitou que, no prazo de 48 horas, o Município preste conta da situação dos pacientes internados no HUSE.

Foi designada nova Audiência para o dia 27 de outubro para que sejam expostas soluções definitivas a fim de sanar os problemas ou a Promotoria adotará medidas cíveis e criminais pertinentes.

Quanto à situação dos pacientes do HUSE, o Hospital Cirurgia informou que poderá realizar as cirurgias necessárias e o Município autorizou tal realização. Para isso, o HUSE deverá informar, no prazo de 24 horas, relação nominativa dos pacientes que serão atendidos.

Fonte: MP/SE (Mônica Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário