segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL FORMA LISTA TRÍPLICE PARA ESCOLHA DO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA.

Está formada a lista tríplice que será entregue ao Governador do Estado, Marcelo Déda, para a escolha do Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe que atuará no comando da Instituição durante os próximos dois anos. O pleito foi realizado das 8h às 12h da segunda-feira, 25de outubro.

Este ano a grande novidade é que além dos Procuradores de Justiça, os Promotores de Justiça também puderam concorrer ao cargo de Procurador Geral. Fazem parte do quadro de membros do MPE 114 Promotores de Justiça e 14 Procuradores de Justiça. Somaram 119 os votos válidos.

A lista tríplice foi formada com os nomes dos três Promotores mais votados: na ordem, Dr. Orlando Rochadel Moreira – 65 votos, Dr. Elias Pinho – 60 votos e Dr. Deijaniro Jonas Filho – 52 votos.

A lista tríplice será encaminhada ao Governador pela Comissão Eleitoral, na tarde do dia 25, para que seja escolhido finalmente o novo Procurador Geral.

Todos os Membros do MPE consideram o processo eleitoral de importância singular, já que leva em conta a vontade dos componentes da classe para a formação da lista. A Procuradora Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, atual ocupante do cargo, achou a eleição tranquila.”Os candidatos estão bastante próximos, tiveram um bom desempenho, agora vamos esperar a decisão do Governador. Os três merecem”, comentou.

“A decisão agora é política”, disse Dr. Elias Pinho. “O Governador pode escolher qualquer um dos três. Eu, particularmente, fiz uma campanha defendendo a escolha do mais votado e continuo fiel ao meu entendimento”, esclareceu.

Para Dr. Deijaniro, “os três candidatos foram escolhidos pela classe. Cabe ao Governador atender a vontade da classe escolhendo um dos mais votados ou o mais votado”, comentou o Promotor.

Os demais candidatos tiveram a seguinte votação: na ordem, Dra. Euza Missano - 48 votos, Dra. Creuza Figueiredo - 25 votos e Dr. Moacir Soares - 18 votos.

As eleições do MPE representam um processo democrático que se renova bienalmente, possibilitando uma alternância de poder muito saudável para a Instituição.

Fonte: MP/SE (Mônica Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário