terça-feira, 30 de março de 2010

CENAM BUSCA APOIO DA FAMÍLIA NO TRABALHO DE RESSOCIALIZAÇÃO.

O Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) retomou na última semana as reuniões do 'Grupo de Família', que tem como finalidade interagir com familiares e responsáveis pelos socioeducandos para discutir temas relevantes a exemplo das drogas e das relações familiares.

Segundo a assistente social Fabiane Edeltrudes Paixão, a ação faz parte do processo socieducativo. “Procuramos conscientizar os familiares para que nos ajudem na tarefa de mostrar aos socioeducandos que eles estão na unidade por alguma falha que cometeram”, frisou a assistente social, ressaltando que a família tem um papel importantíssimo nesse processo.

No encontro, 30 mães ou responsáveis pelos socioeducandos acompanharam a palestra sobre as drogas e os efeitos nocivos na vida dos usuários e seus familiares, assim como o modo com que elas contribuíram para que o adolescente acabasse praticando o ato infracional. “Mostramos o prejuízo causado pela droga na vida do adolescente e da família”, disse Fabiane Paixão, acrescentando que, na oportunidade, também foram realizadas dinâmicas de grupo e trabalho coletivo.

Além disso, os participantes tiveram oportunidade de exteriorizar suas dúvidas e fazer solicitações a equipe técnica e a direção da unidade. “Os familiares tem total liberdade para falar. É mais uma oportunidade de ter um contato direto com a equipe técnica. Nossa pretensão é desenvolver o mesmo trabalho com os adolescentes”, disse a assistente social.

A mãe de um dos socioeducandos, que reside no interior, parabenizou a direção, assistentes sociais e psicólogos pela iniciativa. “Vale a pena o esforço para ajudar o meu filho”, destacou a mulher. As reuniões do Grupo de Família acontecem mensalmente e o tema a ser abordado é escolhido pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário