terça-feira, 23 de março de 2010

COMITIVA DO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER VISITA SETOR DE ONCOLOGIA DO HUSE.

Foto:  Márcio Garcez

Profissionais do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estiveram no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) nesta terça-feira, 23. O objetivo da equipe é viabilizar a instalação de um novo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) na unidade hospitalar. Para isso, foram analisadas as condições física, funcional e de recursos humanos do maior hospital público do estado.

A comitiva, composta por um médico, um físico médico, um advogado e uma arquiteta, foi recebida pelo superintendente do Huse, o médico Francisco Claro, a gerente do setor de Oncologia do hospital, a enfermeira Rute Andrade, e representantes dos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF) e da Procuradoria Geral da União em Sergipe.

Após uma reunião realizada na sede do Huse, onde foi apresentada aos profissionais do Inca a necessidade de mais um aparelho de radioterapia no estado, a comitiva fez um passeio pelas instalações do centro hospitalar. Conheceram todo o setor de Oncologia, as atividades de lazer desenvolvidas com pacientes que têm câncer, além das demais alas do hospital.

Os técnicos do instituto não deram entrevista, pois não estão autorizados pela direção do órgão a falar antes da conclusão do relatório. Mas, a gerente do setor de Oncologia do Huse se diz otimista. “Eles conheceram todas as nossas instalações e mostramos disposição para fazer as alterações que eles julgarem necessárias para a vinda do novo equipamento”, destacou Rute Andrade.

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia que será instalado, caso o hospital seja contemplado, poderá ser novo ou um que atualmente se encontra no Pará, mas que não está sendo usado pela secretaria de saúde daquele Estado. “Acredito que nossa estrutura comporta um novo aparelho e assim poderemos atender a mais pacientes”, disse Rute Andrade. Atualmente, quase 200 pessoas são assistidas pelo serviço de radioterapia do Huse.

Para a promotora de Justiça, Alessandra Pedral, do MPE, esta última alternativa pode dar uma maior agilidade no processo. “A direção do hospital vem se empenhando para melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes oncológicos que precisam deste tratamento, mas a demanda é muito grande. Por isso, quanto mais rápido for viabilizado esse novo equipamento, melhor para a população”, reforçou a promotora.

A visita desta terça-feira também foi acompanhada pelo secretário de Saúde de Aracaju, Marcos Ramos. O relatório final da equipe do Inca será apresentado nesta quarta-feira, 24, em audiência pública na Justiça Federal em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário