segunda-feira, 29 de março de 2010

SAÚDE APRESENTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO ACORDO FIRMADO COM NEUROCIRURGIÕES.

Foto:  Márcio Garcez

O diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Antonio Carlos Guimarães, e os médicos neurocirurgiões apresentaram nesta segunda-feira, 29, ao Ministério Público Estadual (MPE), o acordo firmado entre Governo e médicos desta especialidade. A negociação foi feita no último dia 25, no gabinete da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio.

“Esse encontro foi para referendar, perante o MPE, a conversa que já tivemos com os neuros na semana passada, na qual foram feitas negociações e encaminhadas as soluções para o problema da escala da neurocirurgia”, destacou o diretor-geral da Fundação Hospitalar.

A escala apresentada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) conta com três neuros aos finais de semana – a partir da noite de sexta-feira até às 21h da segunda – e dois durante o restante da semana. O Hospital Cirurgia vai atuar no atendimento de pacientes não-cirúrgicos para procedimentos (exames), realizar cirurgias eletivas de média e alta complexidade e ainda funcionará como retaguarda.

“Nossa discussão não se localizou somente no Huse, mas sim na atenção à neurocirurgia. Além do problema na escala do Hospital de Urgência, foi encaminhada a solução para cirurgias que podem ser feitas em um segundo momento no Hospital Cirurgia e, principalmente, o acompanhamento pré e pós-operatório no ambulatório neurocirúrgico. A negociação contemplou todas essas etapas que garantem a integralidade da demanda da neurocirurgia”, reforçou Antônio Carlos.

Sobre a recontratação do grupo de neurocirurgiões que em janeiro deste ano havia pedido demissão do Huse, o diretor-geral da FHS destacou que seria uma grande perda para o serviço público não poder contar com eles. “Trata-se de uma equipe competente que sempre cumpriu o seu papel”.

Para o médico Francisco Aguiar, o acordo foi satisfatório. “A conversa com a secretária solucionou o nosso problema. Com isso, recompomos o quadro quase que por concreto. Esse serviço volta ao normal no dia 1º de abril. Dentre todas as possibilidades, a melhor foi apresentada”, destacou.

A promotora de Justiça, Euza Missano, frisou que, com essa negociação, quem ganha é a população. “Graças à abertura dos médicos e à sensibilidade dos gestores que apostaram nesses profissionais, a escala foi fechada. Estamos avançando paulatinamente no fechamento das escalas para oferecer um melhor serviço à população”, reiterou a promotora dos Direitos à Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário