quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GUALBERTO EXALTA OS 10 ANOS DO PT À FRENTE DO GOVERNO FEDERAL.


O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) fez nesta quinta-feira (21) um pronunciamento na Assembleia Legislativa para exaltar os 10 anos do Partido dos Trabalhadores à frente do governo federal. Desde 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência da República, chegando em 2011 às mãos de Dilma Rousseff, vem sendo registrados inúmeros avanços no campo social, segundo Gualberto.

“Valeu à pena o meu envolvimento na construção desse projeto, enquanto militante do PT. Tenho consciência de que se trata de governos que cometeram e continuarão cometendo erros. Mas são governos que fizeram muito pelos mais pobres, pelos trabalhadores, pelos filhos dos trabalhadores, e principalmente por aqueles que viviam em miséria absoluta”, disse o deputado.

Dentre as várias conquistas, Gualberto destacou a geração de emprego e renda proporcionada pelo governo federal e também pelo governo do Estado a partir da gestão do petista Marcelo Déda. Segundo ele, o crescimento do nível de emprego formal nesses últimos 10 anos fez com que o país atingisse o índice de apenas 4,1% de desempregados. “Com esse número, o Brasil entra na tabela dos países que conseguiram alcançar o nível de pleno emprego”, frisa.

Com base em dados do Dieese, Francisco Gualberto mostrou que nos governos do PT (2003 a 2012) foram gerados 18.928.560 empregos formais. O auge dessa estatística aconteceu em 2010, quando o país gerou 2.543.177 postos de trabalho celetistas. Em Sergipe, no mesmo ano, foram gerados 23.432 empregos. “Sergipe contribuiu para esse índice nacional”, afirmou o deputado. Em 2012, o Brasil gerou 1.301.842 empregos, e em Sergipe foram gerados 9.953.

Francisco Gualberto citou os investimentos em obras estruturantes (pontes, casas populares, estradas etc) como exemplo de geração de emprego no governo de Marcelo Déda. “É uma geração de emprego direto na construção civil, mas também gera milhares de outros em todos os setores de prestação de serviços e que fornecem matéria-prima para o setor. E é isso que faz a renda circular”, explicou.

O deputado ressaltou ainda que a geração de emprego ajuda no combate à violência, prevenção de doenças e luta contra as drogas no Brasil. Ele destacou também a conquista da independência do país em relação ao FMI. “Era uma bandeira de luta de todos nós”, disse. “Portanto, podemos afirmar que nessa última década a atuação dos governos do PT mudou o perfil político e social do país. Por isso a minha satisfação”, assegura Gualberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário