terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MÉDICOS VÃO REFORÇAR UNIDADES DE SAÚDE DE ARACAJU.


A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, e o adjunto, Petrônio Gomes,  receberam nesta segunda-feira, 25, 12 médicos recém-formados que foram selecionados no Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) do Ministério da Saúde, e que, a partir de 1º de março, irão trabalhar nas Unidades de Saúde do município. "Ganham todos os profissionais médicos que vão adquirir experiência na rede de atenção primária, a sociedade, por ter mais profissionais,  e a população necessitada, não só de Aracaju, mas de todos os municípios que venham a aderir essa política dentro do Ministério da Saúde", disse a gestora.
Hoje foi o último dia para que os aprovados no Provab se apresentassem à Secretaria Municipal de Saúde (SMS)."Esperamos que sejam profissionais dedicados e, quem sabe, nas suas especializações, eles possam  optar pela saúde coletiva, pois temos necessidade deles no serviço público", afirmou  Goretti. O serviço público, segundo ela, atende 80% das demandas e "se há profissionais dedicados dispostos a fazer a prevenção, que é o que mais precisamos. Isso é muito favorável e positivo para sociedade".
O primeiro médico que assinou o contrato foi Carlos Eduardo do Carmo Aragão e vai trabalhar em uma das unidades do município. Ele disse que a expectativa é a melhor possível para  o serviço, que tem duração de um ano.
O Provab prevê especialização no Programa Saúde da Família, com bolsa de estudos no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Governo Federal. O número de vagas em cada localidade depende da demanda informada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nos casos em que o número de profissionais interessados for maior que a oferta de vagas, serão adotados critérios de seleção. Terão prioridade médicos que se graduaram, obtiveram certificado de conclusão de curso ou revalidaram diploma em instituição de ensino localizada na unidade da federação à qual pertence o município, bem como os nascidos no estado. O segundo critério consiste na data e no horário da adesão ao programa e o terceiro, à idade do profissional - a preferência será pela maior.
O Provab tem como objetivo estimular e valorizar o profissional da saúde - médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, nos municípios considerados áreas de difícil acesso e provimento ou de populações de maior vulnerabilidade, definidos com base nos critérios fixados pela Portaria nº 1.377 de 13 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário