segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SAÚDE DE ARACAJU DISPONIBILIZA TESTES DE HIV E SÍFILIS PARA GRÁVIDAS.


Elevar a qualidade dos exames de pré-natal, garantindo mais saúde as gestantes e bebês é uma das metas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju. Hoje, 25, mais uma etapa do plano de ampliação dos testes rápidos para detecção de HIV e sífilis foi cumprida e agora Unidade de Saúde da Família (USF) João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, já está realizando em mulheres grávidas e parceiros os testes rápidos para detecção das DSTs como HIV e sífilis. Para José Cristiano Gomes, 24 anos, que esteve na Unidade de Saúde com sua esposa e fez questão de realizar o teste "é tudo muito prático e rápido. É uma ótima iniciativa", comentou.
A secretária municipal da Saúde, Goretti Reis, disse que a meta, até o mês de março, é descentralizar a oferta para mais cinco unidades da capital, alinhando as ações do município com a estratégia Rede Cegonha do Ministério da Saúde. "Antes, os testes estavam limitados aos serviços especializados da rede o que dificultava o acesso aos exames, sobretudo dos usuários que moravam em áreas periféricas mais distantes dos serviços. Descentralizar a oferta, não só contribui para o pré natal eficaz, como reforça a luta contra a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis que, infelizmente, fazem novas vitimas em nosso município" afirma a gestora.

Diagnóstico precoce

A coordenadora Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, enfermeira Marília Uchôa, explica que nos casos de sífilis, um dos maiores benefícios dos testes é que, detectado cedo e tratando a doença continuamente, é possível evitar casos de sífilis congênita.
"Quanto p HIV/Aids, o tratamento precoce no início da gravidez, seguido de acompanhamento da gestação, do parto e da aplicação de antirretroviral no recém nascido, garante 98% de chances da criança não ser contaminada com o vírus HIV e não desenvolver a Aids", explica a enfermeira.

Marília informa que o teste para HIV é 100% eficaz e que o teste rápido da sífilis é considerado um indicativo para a descoberta de novos casos da doença. "Neste último caso, a sífilis só é confirmada por meio de exames mais específicos, ofertados gratuitamente, no próprio Centro de Testagem e Aconselhamento de Aracaju (CTA), localizado no bairro Siqueira Campos", frisou.

A gerente da USF João Oliveira Sobral, Avanise Madalena, afirmou que somente em fevereiro, 39 gestantes estão sendo acompanhadas pelo Programa Saúde da Família (PSF) no bairro. "A partir de agora todos vão poder fazer os testes, reduzindo as chances de contaminação das crianças com sífilis ou mesmo HIV", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário