terça-feira, 20 de maio de 2014

GOVERNADOR DISCUTE ALTERNATIVA PARA OS FUNCIONÁRIOS DA VULCABRÁS/AZELEIA.

O fechamento de três fábricas da Vulcabrás/Azaleia em Sergipe e a demissão de 1.300 funcionários voltam a ser tema de discussão no Governo. Nesta segunda-feira, 19, o governador Jackson Barreto reuniu-se no Palácio de Veraneio com o prefeito da cidade de Carira, Diego Machado, e com o deputado Luiz Mitidieri, para discutir a ideia de criação de uma cooperativa como alternativa para os trabalhadores.

Também participaram da audiência o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nacimento, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Roberto Bispo e o ex-secretário de Estado do Trabalho, Fábio Mitidieri. De acordo com o governador, na reunião foi desenvolvida uma discussão sobre “a possibilidade de se criar uma cooperativa de trabalho para que os empregos dos funcionários pudessem ser mantidos”, informou. 

Saumíneo Nascimento explicou que a proposta foi apresentada pelo deputados Luiz Mitidieri.  “Estão todos imbuídos no intuito de resolver a situação. A proposta da cooperativa já está sendo analisada para verificar sua possibilidade e o governo do estado, além da secretaria do trabalho, tem também a Codise e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico para que a gente consiga evoluir e viabilizar para que os funcionários continuem na fábrica”, explicou o secretário. 

A prefeitura de Carira também dará sua contribuição à iniciativa. O prefeito do município, Diego Machado, disse que busca o apoio do governo para que se possa amenizar a dor dos funcionários da Azaléia, principalmente os de Carira. De acordo com Machado, esse foi o sentido da conversa com o governador, além de pedir o apoio dessas secretarias para que venham gerir essa cooperativa. 

“Estamos vendo com a Secretaria do Trabalho a possibilidade de formação de uma cooperativa dos funcionários, mas é uma coisa que não acontece de um dia para o outro. Com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento veremos a possibilidade de termos um mercado para vender os produtos da antiga Azaleia, para depois a gente conversar com os funcionários para saber se eles têm o interesse de formar essa cooperativa para que eles não fiquem desempregados e passem a ser donos do próprio negócio”, contou o prefeito.

Para o deputado Luiz Mitidieri, deve haver a união de todos. “Do governo do Estado, dos funcionários, da prefeitura, todas as forças tem que ser reunidas para que a gente possa realmente tentar resolver o problema da cidade de Carira e dos outros municípios também”, destacou.     
    
Além de Carira, também serão fechadas as fábricas dos municípios de Ribeirópolis e Lagarto, devendo acarretar a demissão de 1,3 mil trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário