Major Aragão do COE e Ten. Cel. Adolfo do CHOQUE
A Polícia Militar e o Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope)resgataram três pessoas raptadas durante o final de semana em Aracaju. Todas as vítimas, sendo dois adultos e uma criança, foram libertadas em segurança poucas horas depois que a PM foi acionada. Em um dos casos houve troca de tiros entre soldados das forças especiais com um infrator, que foi reagiu ao ser preso. A pessoa ainda não identificada atirou nos policiais com um revólver calibre 38, mas foi atingido e faleceu. Ele não foi identificado.
Esse sequestro ocorreu no final da noite do domingo, 4, quando namorados saiam de um restaurante e o assaltante os rendeu. "O acusado fez os jovens circularem por bairros da cidade, enquanto pedia R$ 5 mil ao tio do condutor do carro para libertar as vítimas. Esse parente acionou o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190) e mobilizou a PM", informou o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Adolfo Menezes.
Ainda de acordo com o oficial, foram mobilizadas diversas unidades para dar apoi. "Acompanhamos a negociação e orientamos o tio do rapaz a marcar um ponto onde as vítimas seriam libertadas. Depois que o acusado liberou o casal, nós o cercamos, no bairro Aeroporto. Ele permaneceu dentro do carro e passou a atirar contra os militares, que responderam ao fogo e neutralizaram o infrator. Ele ainda foi socorrido, mas não sobreviveu", acrescentou Adolfo.
A outra ocorrência teve início na noite do sábado, dia 3, e começou como um furto de automóvel. Um segundo casal, que estava saindo de casa, por volta das 20h30, deixou o veículo ligado na porta por alguns segundos enquanto fechava o portão da residência. Nesse momento o carro deles foi furtado, sendo que o filho de um ano e dois meses estava dentro, numa cadeirinha acoplada ao banco traseiro.
Após as vítimas acionarem as polícias Civil e Militar através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) o automóvel passou a ser monitorado por quase duas horas, até que foi visto entre os conjuntos Rosa Elze e Eduardo Gomes, em São Cristõvão. A PM fez um cerco na região com sete equipes, até que localizou o bebê na residência de uma senhora, que se assustou com a movimentação policial.
"O infrator parou em frente a uma casa e pediu que a moradora ficasse com seu suposto filho enquanto ele buscaria ajuda para consertar seu carro, mas logo ele entrou no automóvel e partiu. Ela aguardou um tempo e então informou o fato ao Ciosp 190 ao perceber que a polícia fazia rondas na área", disse o tenente Clarkson Hora Brito, do Comando de Operações Especiais (COE).
A criança foi resgatada e devolvida aos verdadeiros pais, assim como o carro furtado, que foi localizado a pouco mais de três quilômetros do local, na rodovia João Bebe Água. "Seguimos com as buscas até encontrar o carro. Agora a Polícia Civil tentará identificar o infrator e possíveis comparsas deles", acrescentou o tenente Clarkson.
Além do Comando de Operações Especiais e do Batalhão de Choque, a Polícia Militar mobilizou equipes da Companhia de Radiopatrulha (CPRp) e do 1º Batalhão Comunitário. Por parte da Polícia Civil participaram das ações agentes da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), do Grupo Especial de Rondas e Blitz (Gerb) e do Comando de Operações Policiais Especiais (Cope), com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário